×
Loading ...

Como cortar uma moldura de gesso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cortar e instalar molduras de gesso é uma tarefa de reforma interna que exige medidas e cortes precisos. Dito isto, esse não é um trabalho especialmente desafiador, se o equipamento adequado estiver disponível. Cortar a moldura de mofo que se encaixe no canto é normalmente uma das etapas mais desafiadoras, e ângulos de 90° são muito comuns. Há duas maneiras de proceder: pode-se cortar a moldura em 90° ou criar uma articulação de moldura para um canto de 90 graus. Essas etapas mostrarão como fazer isso.

Instruções

Instale molduras de gesso em cantos da parede

    Cortando uma moldura de gesso em 90 graus

  1. Determine se um corte em 90° fornecerá o design estético desejado. Não há nenhuma regra para a instalação de molduras de gesso em um cômodo, e esses cortes são geralmente melhores quando deseja-se que um pedaço do acabamento termine no canto. Contudo, se você deseja que a moldura contorne o canto, será necessário fazer dois cortes de 45° ao invés de um corte de 90. Pule a próxima seção caso deseje que a sanca passe por um canto ou proceda se quiser que ela termine no canto.

    Loading...
  2. Meça o canto para garantir que ele tenha realmente 90 graus. Use um transferidor ajustável de 360° para medir e registrar o grau exato do canto.

  3. Configure o ângulo no controle da serra de esquadria para 90° ou no ângulo medido na etapa anterior.

  4. Selecione o pedaço de moldura de gesso que deseja cortar e coloque-o na serra de esquadria. Vire-o para que a parte inferior da moldura esteja mais próximo à serra do que a parte superior e, em seguida, incline a parte inferior contra a parte de cima da barreira. A barreira é uma tira de metal com uma fenda na parte posterior da área de corte. Deve-se segurar a moldura no lugar para que a borda inferior esteja encostando na parte de cima da barreira e a parte superior esteja reta na superfície de corte.

  5. Deixe seus dedos fora da área de corte e, em seguida, ligue a serra e abaixe a lâmina completamente enquanto segura a moldura no lugar com sua outra mão. Levante a lâmina, desligue a serra e espere que a lâmina pare por completo. Seu ângulo de 90° está cortado e pronto para ser instalado em um canto.

    Cortando molduras para um canto de 90 graus

  1. Meça o canto com um transferidor ajustável de 360° para garantir que o ângulo seja realmente de 90 graus. Se ele for diferente, registre o valor.

  2. Configure o ângulo nos controles da serra de esquadria para 45 graus ou metade do valor medido com o transferidor. Ligue a lâmina para cortar da esquerda para a direita ou para o lado interno da moldura.

  3. Pegue um dos pedaços de moldura que deseja colocar no canto e posicione-o na serra de esquadria. Deixe o lado moldado virado para fora e a parte inferior da moldura encostado na parte de cima da barreira. Posicione a parte superior da moldura contra a superfície de corte.

  4. Segure a moldura nesse posição com uma mão, deixando os dedos fora do caminho. Use a outra mão para ligar a serra, abaixar a lâmina completamente, levantá-la e desligar a serra. Espere até que a lâmina pare se de mover para proceder.

  5. Repita as etapas 3 e 4 com um segundo pedaço da moldura de gesso. As duas peças se encaixarão para formar uma articulação de 90 graus no canto.

Loading...

Dicas

  • Considere comprar pequenos clipes de plástico chamados de freios de moldura para que seja mais fácil cortá-las. Essas peças se anexam à superfície de corte de sua serra de esquadria para prender a moldura no lugar.

Aviso

  • Use muito cuidado ao trabalhar com uma serra de esquadria e mantenha os dedos fora do caminho ao cortar a moldura. Verifique as configurações de ângulo na serra antes de fazer o corte.

O que você precisa

  • Moldura de gesso
  • Transferidor ajustável de 360°
  • Lápis
  • Papel
  • Serra de esquadria
Loading ...
Loading ...