Mais
×

Como cortar molduras manualmente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A moldura fornece o toque final para uma janela, porta ou teto. Ter as medidas e ângulos certos é a chave para o uso de molduras no projeto da sua casa. Como a madeira de molduras é geralmente muito mais fina do que vigas, ela não é muito difícil de cortar à mão. Para mais precisão, considere o uso de uma caixa de esquadria para seus cortes. Se você não tiver uma, use uma fita métrica, régua, serrote, e grampos.

Instruções

Caixa de esquadria (doityourself, Ceiling Speaker Mounts)
  1. Meça o comprimento necessário com precisão. Em seguida, meça novamente para certificar-se de que sua moldura fique justa e confortável no local desejado. Certifique-se de que a largura da moldura está correta também. Se você for usá-la para cobrir uma lacuna, certifique-se que cumprirá bem essa função.

  2. Transfira as medições para a moldura e marque com um lápis. Para um corte reto regular, use uma régua e trace uma linha perpendicular à borda da moldura.

  3. Meça os ângulos e transfira essas medidas para sua moldura. Verifique o seu ângulo medindo o comprimento mais curto da moldura contra o canto do ângulo e meça o comprimento longo contra o outro canto do ângulo. Dessa forma, você deixará a medição do ângulo precisa. O ângulo de corte mais comum é o ângulo de 45º. Às vezes, os ângulos são medidos no meio da marca do ângulo de 45º -- o 22,5º. Se assim for, transfira essa medida para a moldura.

    Corte de moldura de madeira
  4. Marque as linhas de corte com um lápis, coloque a moldura na caixa de esquadria e prenda-a com os suportes. Certifique-se de que a linha da moldura esteja alinhada com a lâmina da serra quando for inserida na ranhura da caixa de esquadria.

  5. Segure a madeira e a caixa e levemente golpeie a lâmina da serra através da moldura por algumas vezes para obter o encaixe para o corte.

  6. Acelere sua ação de corte movendo a lâmina de um lado para outro em um ritmo constante uma vez que o sulco estiver formado. Não coloque demasiada pressão nesse corte. Deixe a lâmina fazer o trabalho.

  7. Alivie o movimento e acelere quando estiver chegando ao final do corte. Não é preciso fazer pressão nesxe momento. Em vez disso, dê golpes rápidos e leves para separar os pedaço da moldura sem rachar a madeira.

Dicas

  • Para ângulos mais complicados e complexos, consulte um profissional. Isso poupará tempo e dinheiro.

Aviso

  • Use luvas e óculos de segurança.
  • Não manuseie a serra com crianças por perto.

O que você precisa

  • Caixa de esquadria
  • Mitra esquadria
  • Molduras
  • Luvas
  • Óculos de proteção
  • Vara
  • Lápis
  • Grampos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article