Como fazer uma cortina plissada com forro

Escrito por jennifer terry | Traduzido por rayssa amorim
Como fazer uma cortina plissada com forro

Cortina sem forro

Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images

Cortinas plissadas podem ter ou não forros. O forro é útil para quartos com janelas que dão para a rua ou estão perto da janela de um vizinho. O forro também ajuda a escurecer um cômodo. Durante a noite, cortinas forradas evitam que as pessoas na ruam saibam se as luzes estão acesas em um quarto. Além disso, cortinas plissadas são elegantes e levam textura para a decoração de um cômodo.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Antes de começar a fazer as suas cortinas com forro, recolha os materiais necessários. Você precisará de: uma haste resistente, fita métrica, tecido para a cortina e para o forro, fita pleater e pesos de metal. Tire as medidas da haste da cortina instalada sobre a janela. Assegure-se de que a haste é forte o suficiente para sustentar todo o peso das cortinas forradas. Meça o comprimento da cortina. Comece do topo da haste até o ponto onde você deseja que a cortina termine. Adicione mais 17 cm do topo da costura e na barra inferior. Adicione mais 1,20 cm se as cortinas se estenderão acima da haste. Esse será o comprimento da cortina. Em seguida, meça o comprimento da haste. Multiplique o comprimento total por 2,5. Adicione 1,20 para cada costura e 25 cm para as bainhas laterais. O total será a largura da sua cortina. Determine a quantidade de tecido necessário para o forro. Tecido para forros é comumente comercializado nas cores branco e creme. Corte-o 12 cm mais curto que a cortina e 20 cm mais estreito que a largura da cortina.

Montagem

Corte o tecido seguindo o tamanho determinado. Costure vários tecidos juntos para conseguir a medida necessária, usando uma costura de 1,20 cm. Abra-as um pouco. Faça uma bainha de 1,20 cm no forro. Fire essa parte para cima, formando uma bainha de 2,40 cm e costure. Coloque o forro na cortina com os lados certos juntos. Alinhe as extremidades superiores e as laterais para que fiquem uniformes. Costure a borda direita, começando do topo e parando antes de alcançar a bainha. Repita o mesmo no lado esquerdo. O seu tecido formará um sino - isso é normal. Passe ferro nas costuras na direção do forro. Vire. Centralize o forro sobre o tecido e passe ferro.

Plissado e bainhas

Costure uma bainha de 1,20 cm em toda a parte superior da cortina, com os lados certos juntos. Vire ao avesso para aplicar a fita pleater. Essa fita é uma faixa de tecido com pregas pré-prontas, economizando tempo ao criar as cortinas. Fixe a fita no lado avesso da cortina, a 1,20 cm do topo. Fixe as bordas da fita por baixo. Costure-a no lugar. Para a bainha, costure pesos de metal nos cantos mais baixos da cortina. Dobre a parte inferior a 7 cm e então mais 7 cm para criar uma bainha dupla com um ponto de alinhavo. Pendure por três dias para permitir o encolhimento do tecido. Repita o ponto. Ajuste, costure a bainha e passe o ferro.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media