Como fazer uma cortina à prova de som

Escrito por sara clark | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma cortina à prova de som
Portas podem ser um ponto fraco ao tornar uma sala à prova de som (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Sons altos podem ser um problema para diversas pessoas. Enquanto é possível colocar vidros duplos na janela para reduzir o barulho, é mais difícil manter as portas à prova de som. Portas tendem a não caber tão bem nos vãos quanto janelas e, muitas vezes, há falhas na moldura que deixam escapar barulho e luz. Nenhuma cortina jamais será à prova de som, mas uma cortina grossa, pendurada próxima à porta, pode ser muito eficaz em abafar sons ambientes, como barulho de tráfego, e também pode ajudar a bloquear a luz. Para maior eficiência, a cortina deve ser construída com três camadas grossas.

Outras pessoas estão lendo

Planejamento

Para maior eficiência, a cortina à prova de som deve ser pendurada acima da porta com uma grande sobra em cada lado. Se a porta for posicionada no centro da parede, faça com que a cortina fique o mais alto e larga possível. Contudo, lembre-se, se ela ficar muito alta, pode ser difícil abrir a cortina. Uma solução para isso pode ser o uso de trilhos específicos para cortinas, que trazem puxadores, para dar mais alcance. Se a porta ficar em um canto, pode ser que não exista espaço suficiente para uma cortina espessa ser puxada contra a parede. Se possível, posicione a cortina no lado oposto à porta. Como opção, o "Swiss Federal Laboratories for Materials, Science and Technology" (Laboratório Federal da Suíça para Materiais, Ciência e Tecnologia) desenvolveu um material leve e à prova de som atualmente sendo vendido como cortinas prontas.

Melhores materiais

A cortina deve ser feita com três camadas de tecido espesso. A camada superior é a que fica visível e deve ser feita de um material pesado decorativo, como brocado, lã, sarja, veludo ou veludo molhado. A camada do meio é de lã, que possui excelentes propriedades de abafamento de som. A camada de baixo deve ser feita de forro de cortina, que é mais grosso que tecido de cortina normal após receber uma camada de borracha. Use o suporte de cortina com a maior capacidade de peso que puder achar. Como a cortina é muito grossa, poderá não ser capaz de costurá-la em uma máquina de costura comum e poderá ser necessária uma máquina de costura industrial ou costurar à mão.

Fazendo a cortina

Coloque o material de forro com o lado liso para baixo e espalhe a camada de lã do meio por cima. Faça uma bainha com o forro e costure as duas camadas à mão. Coloque última camada com o lado liso para baixo e espalhe as camadas de forro por cima. Faça uma bainha com a camada que ficará visível e costure à mão ou à máquina. Adicione a fita do cabeçalho no topo da cortina. A fita vai suportar muita tensão então use linhas capazes de suportar muito peso e costure duas vezes no topo. Alise a cortina antes de pendurar.

Pendurando a cortina

Use um trilho forte para cortinas e prenda-o com parafusos longos e resistentes ou com suportes. Se precisar de uma cortina larga, pode ser melhor fazer duas cortinas separadas. Isso tornará mais fácil abrir e fechar as cortinas, sendo que há menos peso sobre cada uma e também permite que você pendure dois trilhos separados ou coloque um suporte central em um trilho longo. Tenha certeza de que há uma boa sobreposição no meio quando as cortinas estiverem fechadas, para evitar que o barulho entre pelo vão central. Considerando que a cortina é tão volumosa, pode ser útil instalar uma corda para segurar a cortina, para quando a porta estiver sendo utilizada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível