×
Loading ...

Como fazer cortinas de abrir e fechar

Atualizado em 30 junho, 2018

Cortinas que abrem e fecham puxando uma corda podem ser feitas costurando cortinas básicas, com ou sem forro, e pendurando-as a partir de um equipamento especial. Uma haste transversal vai puxar a cortina fechada em uma direção e uma haste central dividida abrirá e fechará duas cortinas puxando-as em direções opostas. O método descrito é para uma haste transversal convencional para uma grande cortina sem forro, mas ele é muito semelhante para cortinas que abrem ao meio.

Instruções

Faça você mesmo sua cortina (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)
  1. Após a instalação da haste da cortina, seguindo as instruções do fabricante, meça a partir do topo da haste o comprimento desejado da cortina. Adicione 5 cm para a bainha superior e 10 cm para a bainha inferior. O número final é o comprimento de corte para o tecido.

    Loading...
  2. Meça a largura da haste de cortina, dobre a largura (para dar volume à cortina) e adicione 10 cm para as costuras laterais. O número final representa a largura do tecido necessária para a cortina.

  3. Corte o tecido usando as dimensões calculadas. Para grandes cortinas, você pode precisar costurar painéis de tecido em conjunto para obter a largura necessária.

  4. Faça as duas costuras laterais: pressione e coloque alfinete na ponta para o lado avesso, dobrando 2,5 cm a mais, em seguida, dobrando 2,5 cm mais uma vez para criar uma costura com dobra dupla. Costure com ponto reto ao longo da borda da costura dobrada e repita para o outro lado da cortina.

  5. Costure a fita de cortina para criar a bainha superior: dobre e pressione a borda superior por mais de 2,5 cm, em seguida, dobre e pressione mais de 2,5 cm de novo, criando uma bainha com dobra dupla. Fixe a fita de cortina ao longo da borda, um pouco abaixo da borda superior para que a fita não fique à mostra a partir do lado direito da cortina. Costure com ponto reto ao longo da borda superior da fita da cortina, através da fita e da bainha.

  6. Faça a costura inferior: dobre e pressione a borda inferior para o lado avesso da cortina por 5 cm, em seguida, dobre e pressione mais 5 cm para criar uma grande barra inferior dupla. Alfinete e faça ponto reto ao longo da borda da bainha dobrada.

  7. Junte a cortina: pegue as duas cordas em uma das extremidades da fita de cortina e amarre-as juntas com segurança; pegue as duas cordas na outra extremidade da fita de cortina e puxe-as, espalhando o tecido uniformemente ao longo da largura. Assim que juntar a cortina para ser a largura final desejada, amarre as pontas das cordas de forma segura e corte as caudas longas.

  8. Conte o número de abas (elas vão ter furos para os ganchos de cortina; a maioria são móveis mas os últimos são fixados no lugar) na haste da cortina. Pegue o mesmo número de ganchos da cortina e conecte-os através dos arcos da fita; eles devem ser uniformemente separados.

  9. Instale a cortina, anexando todos os ganchos nas guias da haste. Teste o cordão para certificar-se de que sua cortina abre e fecha como desejado.

Loading...

Dicas

  • A aparência das cortinas pode ser modificada ajustando a largura do tecido. Quanto maior o tecido, mais juntas as cortinas parecerão.
  • Você pode querer esperar até o final para costurar a barra inferior e garantir que ela fique paralela à janela e ao chão. Se a costura superior, a haste de cortina ou até mesmo o chão e as janelas não estão perfeitamente em linha reta, prender a barra inferior depois de instalar a cortina e então removê-la para poder costurar pode ajudar a fazer com que a cortina pareça mais reta.

O que você precisa

  • Haste transversal e equipamento de instalação para ajustar à cortina
  • Tecido para cortina
  • Fita de cortina
  • Gancho de cortina
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Linhas
  • Alfinetes
Loading ...
Loading ...