Mais
×

Como fazer cortinas de babado plissado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cortinas podem mudar drasticamente o visual do seu quarto, e são um meio barato de melhorar a decoração. Com alguns itens básicos de costura e um pouco de criatividade, você pode fazer cortinas de babado para complementar o seu quarto. Elas são rápidas e fáceis de fazer e dão um visual clássico e doce para qualquer cômodo da sua casa, embora elas fiquem melhores em cozinhas e salas de jantar, além do quarto de garotinhas.

Instruções

Fazer cortinas de babado é um projeto rápido e simples que pode ser feito com materiais de costura básicos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Como fazer

  1. Meça a largura e comprimento da sua janela. Prepare a parte maior de sua cortina unindo os lados corretos do tecido. Corte dois pedaços; cada um deve ter 36 cm de altura e a largura de sua janela. Corte outros dois pedaços para o babado; cada um deles deve ter 10 cm de altura e duas vezes o tamanho da largura de sua janela.

  2. Prepare as partes em cascatas, ou os babados. Corte dois pedaços de tecido, cada um deve ter 38 cm de largura para caberem na janela, mais uma sobra de 7,5 cm para a bainha e o bolso para a haste.

  3. Coloque o seu tecido plissado com os lados certos juntos. Com o seu marcador de tecido e uma régua, faça uma linha do canto de cima até o canto de baixo oposto. Corte ao longo dessa linha formando um triângulo. Guarde os dois triângulos para a parte de babados.

  4. Meça os extremos da diagonal dessa peça. Corte dois pedaços do tecido para os babados, cada um medindo 10 cm de altura e duas vezes a largura dos extremos da diagonal.

  5. Faça a bainha da sua peça virando uma borda longa 0,5 cm em direção ao lado contrário do tecido. Pressione no lugar com o ferro quente. Dobre mais 0,5 cm e passe o ferro para prender a sua bainha. Coloque alfinetes ao longo da parte dobrada e passe o ferro, depois costure com um ponto reto, certificando-se de fazer o pesponto no final e no começo da bainha.

  6. Reúna a peça do babado com a parte sem bainha da borda longa, colocando sua peça para babados na máquina de costura e seguindo as instruções do fabricante. Cada parte do babado reunida ficará com aproximadamente metade do seu tamanho original.

  7. Coloque alfinetes nas bordas que estão com babado, lados certos juntos, até a parte de baixo, ainda crua, de sua peça principal e as peças diagonais da parte plissada. Costure, usando um ponto reto e 6.5 cm da bainha. Certifique-se de fazer o pesponto no começo e no fim de suas bainhas. Apare os limites em 0.3 cm.

  8. Costure as margens cruas virando-as em 0,5 cm duas vezes em direção ao lado contrário do tecido. Pressione no lugar com o ferro quente. Coloque alfinetes ao longo da parte dobrada e passe a ferro e depois costure com um ponto reto, certificando-se de fazer o pesponto no final e no começo de sua bainha.

  9. Para finalizar sua cortina de babados, dobre as partes cruas para baixo, todas as peças, inclusive as plissadas, 1,3 cm em direção ao lado contrário do tecido e fixe-as com o ferro. Dobre novamente 4 cm e fixe com o ferro. Coloque alfinetes ao longo da borda de baixo. Costure ao longo da sua margem de baixo dobrada com um limite de 0,5 cm e um ponto reto para criar a haste de sua cortina. Costure sua cortina na haste com as partes de babado em cada final. Arrume-a para ficar bem distribuída na haste.

O que você precisa

  • Tecido
  • Máquina de costura
  • Peça para prega e franzidos (Ruffler) para sua máquina de costura
  • Linha de costura
  • Tesoura
  • Fita Métrica
  • Ferro elétrico
  • Marcador de tecido
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article