Mais
×

Como fazer cortinas forradas

Atualizado em 19 julho, 2017

A entretela é um material parecido com a flanela, de algodão acolchoado usado entre o tecido da parte da frente e forro de uma cortina. Acrescenta corpo, moldabilidade, isolamento e proteção para as cortinas. Ela pode ser usada com qualquer tecido para adicionar uma sensação substancial e luxuosa. É especialmente importante entretelar tecidos de seda para adicionar proteção contra a luz solar. Entretelar um painel de cortina adiciona um passo extra para o processo de costura, mas o resultado é uma aparência profissional. Painéis de cortinas, bem como cantoneiras beneficiam-se da entretela. Estas instruções usam um painel de cortina simples, com instruções diretas para mostrar-lhe como realizar essa tarefa.

Instruções

Cortinas forradas (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Meça a distância da borda inferior do anel de vara da cortina até o chão. Subtraia 2,5cm. Este é o seu comprimento total. Adicione 30cm à medição total de comprimento para alcançar a medição do comprimento de corte. Exemplo: 2,3m menos 2,5cm é igual a 20,05m mais os 30cm é igual a 20,35m de comprimento de corte.

  2. Corte o tecido decorado para o novo comprimento de medição (20,35m no exemplo).

  3. Corte o forro 10cm mais estreito e 8cm mais curto que o tecido decorado.

  4. Corte a entretela igual ao forro.

  5. Coloque a entretela no lado oposto do forro. Trabalhe com as duas peças como se fossem uma só daqui pra frente.

  6. Faça uma bainha dupla de 8cm no forro/entretela. (Dobre 8cm e, em seguida, dobre novamente para formar uma bainha dupla.) Alfinete no lugar. Costure através de todas as camadas.

  7. Faça uma bainha dupla de 15cm no tecido decorado e alfinete-o no lugar. Costure a bainha no lugar.

  8. Junte o tecido decorado e o forro juntos nos lados corretos e alinhe-os pelo topo. A bainha do forro deverá ser 2,5cm mais curta que a do tecido decorado. Alfinete as laterais. Costure usando uma margem de 1,5cm. Pare a costura no topo das bainhas.

  9. Vire a cortina com o lado direito para fora. Porque os forros são mais estreitos do que a face, as bordas laterais vão enrolar para o lado do forro. Isto forma as bainhas laterais. Pressione.

  10. Costure as bainhas do fundo nas bordas laterais, deixando as duas livres em toda a largura do painel. (Você pode mitrar os cantos da bainha para ficar mais elegante.)

  11. Na parte superior do painel, dobre 1,5cm do tecido para o lado do forro. Pressione. Dobre 9cm para o lado do forro, formando o cabeçalho plano. Costure no lugar, e costure através de todas as camadas.

  12. Coloque os pinos de cortinas, encaixe os anéis ou costure-os em intervalos regulares em todo o cabeçalho. O comum é ter sete anéis por painel. Pendure cortina no bastão.

Dicas

  • Para enfeitar um painel de cabeçalho plano, costure aparas ao longo da linha de costura na parte superior do painel.
  • Para fazer um painel algemado, corte tecido 10cm mais longo que a medição do comprimento de corte e dobre o cabeçalho plano para baixo na direção do tecido decorado, formando uma algema. Anexe anéis na dobra.
  • Se você estiver usando anéis com um ilhós, alfinetes ajudam a pendurar a cortina facilmente. Basta colocar a extremidade do gancho através do orifício.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Trena
  • Tecido de decorador com 1,3m de largura
  • Forro de cortina de 1,3m de largura
  • Entretela de 1,3m de largura
  • Tesoura
  • Fio
  • Alfinetes
  • Superfície plana
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article