×
Loading ...

Como fazer cortinas pregueadas

Cortinas pregueadas são aquelas cortinas que tem sua parte superior unidas em grandes pregas, contínuas ou espaçadas. Há uma grande variedade de cortinas pregueadas, com pregas simples, copo de leite e americana. A maneira como todos esses estilos são criados é a mesma. Um corte de entretela é costurado na parte traseira da extremidade superior da cortina. A entretela tem cordões, orifícios e às vezes ranhuras embutidas. Depois que a entretela é costurada à cortina, os cordões são puxados e o tecido se contrai, dando forma ao seu estilo pregueado.

Instruções

Cortinas pregueadas atrás de uma poltrona vermelha (bright red armchair viewed from below image by nextrecord from Fotolia.com)
  1. Escolha um corte de cortina pronto para uso. Ela deve ir do topo do varão da cortina até o piso. A largura deve ser o do da área de janela que você deseja cobrir.

    Loading...
  2. Meça e corte a entretela. Ela deve ser 2,5 cm mais larga que a cortina. Dobre cada extremidade para baixo cerca de 1,25 cm e prenda com um alfinete. Certifique-se de que os cordões não ficaram presos debaixo da dobra. Prenda a entretela a uma distância de 1,25 cm do topo da cortina, na parte traseira. Prenda com alfinetes.

  3. Costure ao longo do topo da entretela, da esquerda para a direita. Não costure por cima do cordão. Agora costure ao longo do lado inferior da entretela, novamente da esquerda para direita. Costure entre os cordões, da esquerda para a direitia, sem passar a costura por cima deles.

  4. Faça um nó com os cordões da esquerda para impedir que eles se movam. Puxe os cordões da direita, fazendo o tecido deslizar em seu comprimento. Assim, as pregas se formam. Puxe os cordões até deixar a cortina da largura que você precisa. Dê um nós nos cordões. Faça um pequeno laço nas pontas dos cordões. Prenda-os na parte de trás da cortina com um alfinete, fora do caminho, por segurança.

  5. Aperte a parte inferior das pregas triplas e faça uma pequena costura (de um ponto), para ajudá-la a manter seu formato. Faça isso com cada prega. Coloque ganchos de cortina na parte de trás da cortina, centralizando-os com as pregas, para pendurá-la.

Loading...

Dicas

  • Quando for pendurar as cortinas, você precisa decidir qual o formato das pregas da cortina (como esse de pregas triplas) Coloque a cortina no varão. Encontre o centro do tecido entre as seções de pregas e dobre-o na sua direção. Isso irá afetar a maneira como a cortina se assenta sobre o varão. O tecido irá eventualmente se inverter abaixo dessa dobra, fazendo com que as pregas se destaquem.

O que você precisa

  • Materiais necessários:
  • Um corte de tecido para cortina
  • Entretela
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Agulha e linha

Referências

Loading ...
Loading ...