on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer cortinas de retalhos

Atualizado em 17 abril, 2017

As colchas de retalhos são escolhas populares para uma decoração campestre. As bordas esfarrapadas das costuras expostas dão um toque primitivo à decoração de um cômodo. Você pode fazer cortinas de retalhos para o boxe do seu banheiro ou alterar as dimensões para usá-las em qualquer janela da sua casa. As colchas de retalhos são feitas com enchimento no meio, mas as cortinas não possuem este elemento para evitar que fiquem muito pesadas. Essas cortinas são fáceis e rápidas de fazer e são um projeto de bricolagem maravilhoso.

Instruções

  1. Meça e recorte 128 quadrados de 25 cm do seu tecido de algodão. Isso dará 64 quadrados para a frente e 64 para as costas. Com uma margem de costura de 1,25 cm, a cortina acabada terá 464,5 cm².

    Loading...
  2. Junte dois quadrados com os lados direitos para fora e prenda-os com alfinetes. Faça um pesponto diagonal ao longo do quadrado, de uma ponta à ponta oposta. Repita com as outras pontas, criando um grande "X" costurado nos quadrados. Repita esse processo nos demais quadrados, o que deve resultar em um total de 64 quadrados costurados.

  3. Estenda os quadrados sobre uma superfície de trabalho grande, formando oito fileiras de oito quadrados. A fileira superior será pendurada na haste da cortina, então será preciso fazer buracos na mesma. Esses buracos são semelhantes a casas de botão, mas bem maiores e com bordas brutas.

  4. Meça 7 cm para dentro a partir da borda esquerda do primeiro quadrado e faça uma linha com uma caneta de tinta lavável desde a borda superior até a inferior. Meça 9 cm para baixo a partir da borda superior e faça uma marca na linha. Meça 9 cm para cima a partir da borda inferior e marque a linha. Você agora deve ter 7 cm de espaço entre as marcas de cima e de baixo. É nesse espaço que ficará o buraco para a haste. Meça e marque o lado direito da mesma forma, para ficar com dois buracos no mesmo quadrado.

  5. Costure com um pesponto ao redor das marcas dos buracos a 1,25 cm de cada lado e 1,25 cm da parte de cima e de baixo da marca. Costure ao redor do buraco mais uma vez para reforçar os pontos. O buraco costurado parecerá um retângulo vertical. Repita esse processo com cada quadrado da fileira superior da sua cortina.

  6. Insira a ponta de um descosedor na marca superior de um buraco para a haste. Siga a linha com cuidado até a marca inferior para abrir o buraco. Repita esse processo com cada buraco costurado.

  7. Costure os quadrados da fileira superior com uma margem de costura de 1,25 cm, com as emendas expostas na frente da cortina de retalhos. Repita esse processo com as demais fileiras. Costure as fileiras umas às outras com uma margem de 1,25 cm e com as emendas expostas na frente. Costure com um pesponto ao redor de todas as quatro bordas da cortina a 1,25 cm das mesmas.

  8. Corte fendas em todas as emendas expostas da cortina com 6 mm de espaço entre cada, quase até chegar às costuras. Não corte os pontos, pois isso cria a franja para a parte esfarrapada da cortina de colcha. Corte fendas com 6 mm de espaçamento em todas as quatro bordas da cortina. Não corte ao redor dos buracos para as hastes.

  9. Lave e seque a cortina de retalhos para desfiar a franja cortada. Sacuda a cortina fora de casa para remover os pedaços esfarrapados de linha. Insira a haste de um lado para o outro nos buracos e pendure a cortina.

Loading...

O que você precisa

  • 8 m de tecido de algodão (de um design ou de uma combinação da sua escolha)
  • Régua
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Caneta de tinta lavável
  • Descosedor
  • Lavadora e secadora
  • Haste de cortina
Loading ...
Loading ...