on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer cortinas usando uma pistola de cola quente

Atualizado em 21 novembro, 2016

Scarlet O’Hara vangloriou-se: "Eu posso atirar reto, desde que não seja para longe". Muitas pessoas fazem o mesmo alarde sobre suas habilidades de costura. Agradeçam a pistola de cola quente! Ela pode tornar ultrapassada a sua necessidade de costura, principalmente quando precisa fazer cortinas. Use essas sugestões para fazer quase todo tipo de cortinas que sua imaginação possa criar.

Instruções

Faça suas cortinas sem ter que costurar (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha o tecido para fazer suas cortinas. Algodão e misturas de algodão são mais fáceis de trabalhar quando você não tem experiência ou a tem de forma limitada para fazer cortinas com uma pistola de cola quente. Quando você tiver mais prática, poderá usar tecidos que deslizam mais, como sedas e cetins.

    Loading...
  2. Meça as janelas e corte o tecido de acordo com elas. Acrescente pelo menos 3 cm a mais na parte superior, na inferior e dos lados. Quanto menos prática tiver, mais largas devem ser as bainhas. Isso lhe ajudará quando for uni-las com cola. Deixe bastante bainha em cima para passar um varão através dela. O tamanho dependerá da espessura do varão.

  3. Passe a ferro um vinco para as quatro bainhas. Use a temperatura correta de seu ferro para o tipo de tecido utilizado. Se tiver dúvidas, use a mais baixa. Demorará um pouco mais, mas é preferível a queimar o tecido.

  4. Coloque o tecido sobre uma superfície lisa e sólida. Assegure-se que seja grande o bastante para acomodar o pano. É mais fácil trabalhar quando você pode ver o tecido inteiro e movê-lo ao redor conforme for necessário.

  5. Coloque algumas gotas de cola quente na borda do tecido e dobre-o por cima. Segure-o na posição por alguns segundos. Se preferir, você pode uni-lo com alfinetes. Não esqueça de tirá-los ao terminar. Repita esse processo até chegar ao fim. Faça o mesmo procedimento em todas as bainhas. Tenha cuidado para adicionar cola em apenas alguns centímetros por vez. Ela esfria rapidamente e não grudará se a área em que você estiver trabalhando for muito ampla.

  6. Use a pistola de cola quente para acrescentar enfeites em suas cortinas. Você pode adicionar penas, brilhantes, fitas e remendos de outros tecidos.

Loading...

Dicas

  • Pratique em sobras de tecido antes de começar. Isso lhe ajudará a conhecer o tempo que leva para a cola secar.
  • Uma pistola de cola "fria" também pode ser usada.
  • Em vez de fazer bainha nos quatro lados, você pode fazê-la apenas na parte superior. Cole fita com cola quente nos lados para esconder as bordas irregulares.
  • Assim que dominar essa técnica, você poderá inclusive fazer pregas no tecido. É mais difícil e demorado, mas pode ser feito.

Aviso

  • Cuidado para não se queimar com a pistola de cola quente ou com o ferro. Eles ficam muito quentes.
  • Não desanime se não ficar perfeito. Caso não esteja feliz com seu trabalho, basta descolar as bainhas, remover a cola e começar novamente.

O que você precisa

  • Bastões de cola
  • Tecido
  • Ferro
  • Enfeites
Loading ...
Loading ...