×
Loading ...

Como costurar um babado em uma toalha

Atualizado em 05 julho, 2018

Toalhas de mão e de banho e panos de prato são funcionais, mas também podem ter um visual monótono. Babados e bicos nas bordas ou costurados ao longo da toalha deixam as peças mais interessantes e adicionam textura, ao mesmo tempo em que permitem mesclar outra cor ou estampa festiva. Comprando um bico ou babado pronto, o projeto não leva mais do que alguns minutos. Mesmo que você mesmo faça seus próprios bicos e babados, enfeitar suas toalhas é um projeto que pode ser finalizado em uma única tarde ou noite.

Instruções

Personalize suas toalhas com alguns bicos e babados (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Como aplicar um bico com babados

  1. Abra as costuras da bainha do bico ou babado.

    Loading...
  2. Deslize a borda da toalha ou pano entre as camadas abertas e use alfinetes para mantê-las juntas. Estenda a borda do bico cerca de 1 cm além da toalha em cada lado.

  3. Costure perto da abertura do bico.

  4. Dobre o bico extra na parte de trás do pano ou toalha e costure à mão para manter tudo no lugar.

    Como pregar um bico bordado

  1. Corte três pedaços de bico 1 cm mais longos que a largura das toalhas.

  2. Dobre a toalha pela metade, assim como você faria ao pendurá-la em um varal.

  3. Dobre 6 mm sob cada extremidade de um pedaço de bico. Centralize-o na metade da parte da frente da toalha e use alfinetes para manter tudo no lugar, tomando cuidado para alfinetar apenas através da camada de cima.

  4. Alfinete os dois pedaços restantes de bico 2,5 cm a 5 cm acima e abaixo do primeiro pedaço, dobrando novamente as pontas sob um bom acabamento.

  5. Costure uma linha pelo centro do bico.

    Como fazer seus próprios bicos com babados

  1. Meça um pedaço de tecido duas vezes mais largo que o tamanho que você deseja para o babado. Adicione mais 2,5 cm. Marque a medida no lado avesso do tecido.

  2. Meça a largura da toalha. Multiplique a medida por 2,5 e adicione mais 2,5 cm. Marque esse comprimento na parte de trás do tecido.

  3. Corte o retângulo que você fez sobre o tecido.

  4. Dobre 6 mm sob cada lado mais curto do retângulo de tecido. Dobre a mesma quantidade novamente. Alfinete tudo no lugar e costure pelo centro da dobra. Pressione para deixar os vincos planos.

  5. Dobre o tecido pela metade no sentido do comprimento, com os lados avessos de frente um para o outro. Alfinete as bordas descosturadas juntas.

  6. Ajuste a máquina de costura para o ponto mais longo e costure em linha reta 2,5 cm da borda descosturada. Repita a linha 6 mm a partir da borda.

  7. Amarre as linhas das bobinas juntas em uma das pontas do tecido. Puxe as linhas de cima delicadamente para reunir o babado até que fique da mesma largura que a toalha. Amarre as linhas e corte-as.

  8. Alfinete o babado pronto nas costas da toalha e costure-o no tecido.

    Como fazer babados "planos"

  1. Meça três pedaços de tecido 2,5 cm mais largos do que a medida que você deseja para o babado final e duas vezes mais longos do que a largura da toalha. Adicione 2,5 cm ao comprimento. Faça retângulos de acordo com suas medidas na parte de trás do tecido e corte-os.

  2. Dobre 6 mm de cada um dos lados longos das tiras de tecido para a parte de trás. Dobre a mesma quantidade novamente. Costure pelo centro da dobra e pressione a bainha para que fique plana. Repita com os lados curtos.

  3. Ajuste sua máquina de costura para os pontos mais longos e faça uma linha reta pelo centro de cada tira de tecido.

  4. Amarre as linhas em uma ponta para evitar puxá-las. Puxe a linha de cima na outra ponta delicadamente até que o comprimento do babado combine com a largura da toalha.

  5. Pregue os babados alfinetando-os à toalha e costurando pelo centro.

Loading...

O que você precisa

  • Bico ou babado comprado pronto
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Tecido
Loading ...
Loading ...