Mais
×

Como costurar cortinas com alça

Atualizado em 20 julho, 2017

Como fazer cortinas com alça. Cortinas com alça possuem linhas mais modernas e limpas que as cortinas de renda ou tradicionais.

Instruções

Faça sua própria cortina com alças (Purple Flower Bouquet With Gathered White Curtains image by NorthEnder from Fotolia.com)

    Fazendo as cortinas

  1. Decida onde o bastão de cortina será colocado e a distância desejada entre o fim da cortina e a parte mais baixa da janela. Meça a distância total e acrescente 33,02 cm (20,32 cm para as alças; 12,7 cm para a bainha). Esse é o comprimento.

  2. Decida a distância horizontal que deseja que as cortinas excedam da janela. Meça de lado a lado e acrescente 25% (por exemplo, se medir 50,08 cm, acrescente 12,7 cm). Essa é a sua largura.

    É importante medir a largura e o comprimento desejados para a cortina, mas deve-se acrescentar sobras na medida (measuring tape image by Rich Johnson from Fotolia.com)
  3. Use essas medidas para calcular a quantidade de tecido que precisará.

    Pode-se utilizar o tecido de sua preferência para confeccionar sua própria cortina com alças (voilage image by cris13 from Fotolia.com)
  4. Pegue o tecido e o pré-encolha.

  5. Corte suas cortinas de acordo com as medidas, uma peça por janela.

  6. Meça e corte as alças.

  7. Faça barras estreitas em ambos os lados.

    Fazer as barras na cortina é importante, pois evita que o tecido se desfie (sewing image by Yury Shirokov from Fotolia.com)
  8. Faça barras estreitas nas alças.

  9. Faça a barra inferior da cortina utilizando a máquina de costura.

  10. Dobre as alças para trás para que o tecido fique do lado avesso. Costure com auxílio da máquina de costura ou à mão.

    Medindo e cortando as alças

  1. Visualize um castelo. Cortinas com alças parecem-se exatamente com as ameias de um castelo. Seu objetivo é criar alças que alternam espaços vazios de igual largura.

    Cortinas com alças parecem-se exatamente com as ameias de um castelo (Castle Balustrade image by Hedgehog from Fotolia.com)
  2. Meça a largura da cortina.

  3. Calcule a largura e a quantidade desejada de alças. As medidas exatas não são importantes, mas você precisará de um número ímpar total de alças e espaços, pois será necessário uma alça a mais que o número de espaços. Alças e espaços devem ter de 7,62 cm a 12,7 cm, e cada cortina deve ter pelo menos 5 alças.

  4. Recorte os espaços entre as alças.

  5. Nos cantos de corte, faça um corte diagonal de 1,27 cm, para que as alças não se deformem após a costura da barra.

    Fazendo a barra

  1. Vire para o lado oposto 6,35 mm de tecido e pressione-o, para fazer a barra estreita.

    Pressionar é um passo muito importante e diferente de passar. Para pressionar, deve-se encostar o ferro levemente sobre o tecido e levantá-lo rapidamente, repetindo esse movimento de maneira suave (Bügeln 1 image by mankale from Fotolia.com)
  2. Vire mais 6,35 mm de tecido e pressione-o novamente.

  3. Costure utilizando a máquina de costura.

    Faça as barras da cortina utilizando a máquina de costura (sewing machine image by pavel siamionov from Fotolia.com)
  4. Vire metade da sobra do tecido e pressione-a, se estiver usando uma máquina de costura convencional para fazer a barra.

  5. Vire a outra metade da sobra de tecido e pressione-a novamente.

  6. Costure utilizando a máquina de costura.

Dicas

  • Aqui estão alguns exemplos: uma cortina de 1,14 m de largura pode ter cinco alças e quatro espaços de 12,7 cm de largura. Uma cortina de 91,44 cm de largura pode ter cinco alças e quatro espaços de 10,16 cm de largura. Uma cortina de 76,20 cm de largura pode ter cinco alças de 9,14 cm e quatro espaços de 7,62 cm.

O que você precisa

  • Bastões de cortina ou bastões
  • Tecidos
  • Tábua de passar roupa
  • Ferros
  • Fitas métricas
  • Máquina de costura
  • Linhas
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article