Mais
×

Como costurar com courino

Atualizado em 17 abril, 2017

Courino é um tecido fabricado para se parecer com couro. Ele possui uma consistência mais fina e estica um pouco mais, enquanto que couro de verdade é mais grosso e não estica. Courino é geralmente mais barato do que couro. Usar courino para criar roupas e acessórios exige planejamento e habilidade, pois o material é denso, porém fino. É importante não rasgar o tecido ou colocar furos demais nele. De qualquer maneira, com alguns equipamentos e conhecimento básico do material, costurar com courino é simples.

Instruções

Courino é feito para se parecer com couro (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Instale um pé com rolamento em sua máquina de costura, caso você não vá costurar a mão. O pé com rolamento é necessário graças a espessura e as vezes a natureza viscosa do tecido. Sem esta peça, o courino pode enrugar ou ficar preso na máquina. O rolamento ajuda a empurrar o material pela máquina.

  2. Instale uma agulha afiada na sua máquina de costura. Uma agulha arredondada ou cega irá fazer furos mais largos do que o necessário e pode causar rasgos sob tensão. Um furo largo causado por uma agulha cega não ficará mascarado no courino como ficaria em algodão ou linho. Se você preferir costurar a mão, use uma agulha manual afiada.

  3. Aumente o comprimento dos pontos na sua máquina de costura, de maneira similar, use pontos longos se costurar a mão. A linha deve ser costurada apertando e agrupando o courino, pois os pontos podem se soltar se forem feitos com o comprimento normal. Leia as instruções do fabricante para a sua máquina de costura para aprender como mudar o comprimento dos pontos.

  4. Use clipes de papel ao invés de alfinetes para manter o courino junto. Isso é útil quando estiver fazendo as costuras ou colocando duas peças juntas. Os clipes não deixarão furos desnecessários no courino.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Agulha de costura afiada
  • Pé com rolamento
  • Clipes de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article