Mais
×

Como costurar duas cortinas para fazer um xale

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um xale longo para janela é uma escolha excelente em muitos ambientes. Ele pode ser usado sozinho, sobre cortinas, persianas ou painéis. Dependendo do tipo de tecido escolhido, ele poderá parecer leve, arejado e casual ou luxuoso e formal. Infelizmente, encontrar o xale certo pode ser um desafio, especialmente se você deseja combinar com outras cortinas no ambiente. Felizmente é bem fácil costurar painéis de cortinas para formar um xale customizado.

Instruções

  1. Examine os seus painéis de cortina, para determinar qual extremidade irá costurar. Preserve as costuras originais nas cortinas para ser um projeto mais rápido e fácil. Marque com alfinetes, ou marcador para tecido, as extremidades a serem cortadas.

  2. Corte os suportes para o varão, pregas ou abas em seu painel de cortina, para fazer o xale. Utilize um cortador rotativo, régua e esteira para um corte mais limpo, porém uma tesoura afiada poderá ser usada. Tenha o cuidado de fazer o seu corte em linha reta e uniforme.

  3. Alfinete os dois painéis de cortinas com o lado avesso juntos, com cuidado alinhe os lados da barra. Faça uma costura de 1 cm no xale para janela.

  4. Aperte a costura aberta com cuidado e alfinete o tecido com os lados direitos juntos, encaixando a costura original no tecido.

  5. Costure novamente a 1,6 cm da borda do tecido, fazendo uma elegante costura francesa para terminar de fazer o xale de cortinas (veja o link nas Referências). Aperte essa costura para um dos lados. Pendure o xale usando ganchos apropriados ou argolas, como quiser.

Dicas

  • Centralize um terceiro painel entre os dois primeiros, para fazer um xale mais longo. Isso também permitirá esconder as costuras nas quinas da janela.

O que você precisa

  • 2 painéis idênticos de cortina
  • Máquina de costura
  • Linha combinando
  • Alfinetes
  • Ferro e tábua de passar roupa
  • Tesoura afiada ou um cortador rotativo e esteira
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article