Mais
×

Como costurar joelheiras em calças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para atividades como esportes extremos ou escaladas, faz sentindo usar joelheiras profissionais. Mas é possível tornar projetos do dia a dia, como jardinagem, ajuste de veículos e limpeza do chão, que requerem que você se ajoelhe bastante, mais confortáveis costurando joelheiras improvisadas nas calças ou macacões de trabalho. Siga estes passos para fazê-las partir de itens fáceis de encontrar em qualquer loja.

Instruções

As joelheiras podem ser um acessório ideal para atividades do dia a dia (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Comece juntando todos os itens. Você encontrará a maioria deles em lojas de tecido e aviamentos, com a exceção da espuma de borracha. As pequenas lojas podem não oferece esse artigo, mas é possível encontrá-lo em lojas de artesanato e, talvez, em papelarias.

  2. Vista as calças que receberão a aplicação das joelheiras e posicione o material a ser costurado em cima do joelho. Ela ficará abaixo do tecido, portanto, lembre-se disso no momento que for colocá-la na posição ideal. Quando encontrar o ponto certo, com o auxílio do lápis, marque a calça na altura das extremidades do tecido.

  3. Repita o procedimento no outro joelho.

  4. Inicie com um pedaço de linha duas vezes maior que o seu antebraço. Faça um nó em uma das extremidades da linha para prendê-la quando estiver sobre o tecido. Passe a linha na agulha e prepare-a para costurar.

  5. Quando for costurar o primeiro pedaço de tecido, inicie por um dos cantos superiores e siga para os cantos inferiores. Posteriormente, costure a parte inferior, finalizando do outro lado. Não costure a parte superior, amarre a linha com um nó duplo e corte o excesso.

  6. Repita o passo 5 no outro lado da calça.

  7. Coloque a espuma de borracha em cima do tecido costurado para ter uma ideia do tamanho e forma que será necessário para cortar. Não há necessidade de fazer medições; faça uma avaliação visual favorecendo uma quantidade maior que a necessária em cima do pedaço menor. Quando tiver cortado o material, coloque-o nos bolsos criados na altura do joelho, Caso seja grande demais, retire o excesso até que tenha a medida exata. Garanta que tenha espaço o suficiente para poder costurar e fechar a abertura.

  8. Repita o passo 7 no outro lado da calça.

  9. Com um pedaço de linha mais curto, costure a abertura usando o mesmo método descrito nos passos 4 e 5.

  10. Repita o passo 9 no outro lado da calça.

O que você precisa

  • Espuma de borracha grossa
  • Pedaços de tecido resistentes para costurar
  • Agulha
  • Linha
  • Tesoura
  • Calças ou macacões
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article