Creme de gravação versus jateamento de areia

Escrito por valerie valdez | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Creme de gravação versus jateamento de areia
A gravação em vidro é funcional e bonita (glass image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

A gravação em vidro é uma forma antiga e bela de experienciar o renascimento entre colecionadores e artistas. Um método anterior usava pontas de diamantes para gravar. A indústria da construção criou u novo método, o jateamento de areia, que adaptou as ferramentas de gravação. O uso de ácido seguido por uma versão diluída mais segura, o creme de gravação tornou o processo ainda mais fácil. O jateamento de areia e o creme de gravação oferecem vantagens e desvantagens para a criação de um trabalho moderno de arte.

Outras pessoas estão lendo

Creme de gravação

Derivado de um ácido abrasivo, o creme de gravação é o método mais popular usado nos dias de hoje. Ele consiste em uma solução mais suave e segura do ácido fluorídrico. Um pedaço de vidro é escovado com uma grossa camada de creme e depois posto para secar. O ácido "come" o vidro, produzindo um efeito similar ao jateamento de areia. Luvas de borracha e óculos de proteção são equipamentos de segurança necessários para a proteção contra o creme.

Vantagens do creme de gravação

O custo baixo e facilidade de uso fazem do creme de gravação um método conveniente para um usuário de primeira viagem. Ele enxágua rapidamente com água após uma aplicação de um a cinco minutos. O creme está disponível em embalagens de vários tamanhos em lojas de artesanato e de reutilizáveis.

Desvantagens do creme de gravação

Manter a qualidade da gravação é mais difícil por causa de problemas de consistência. Os erros comuns incluem não aplicar creme suficiente ou lavar a peça cedo demais, resultando na diminuição dos efeitos da gravação. Usar creme velho que perdeu sua eficacia pode criar um resultado ruim. Uma vez que você tenha removido o estêncil de desenho, você não pode reaplicar o creme, fazendo das correções quase que impossíveis.

Jateamento de areia

Rajadas de grãos de areia de sílica com ar comprimido são um método comum de gravação. Um recipiente segura a areia ou se liga diretamente a uma mangueira ou com a fonte de ar. A pressão do ar sob grande força propaga a areia no vidro. Um estêncil de desenho colado no vidro controla a areia. O resultado é uma aparência "congelada".

Vantagens do jateamento de areia

Os efeitos da jateamento de areia criam um visual profissional e permanente que replicam à arte de um mestre de trabalho em vidro. A pressão do ar permite um nível de qualidade consistente alto, especialmente sobre um pedaço de vidro grande. Um artista em vidro experiente pode ajustar a pressão do ar para criar efeitos de graduação. A mistura de areia é fácil de guardar e de reutilizar.

Desvantagens do jateamento de areia

O jateamento não é fácil de aprender, então os novatos podem cometer erros caros. As instruções de um artista experiente podem ajudar. Kits mais simples e baratos para fazer o jateamento de areia com tubos de ar comprimido são melhores para artesanatos menores. Os projetos maiores, como janelas, necessitarão um compressor de ar com mangueiras compradas de distribuidores especiais. Óculos de proteção, luvas, máscara de ar e um recipiente de jateamento ou local de trabalho aumentam a despesa geral.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível