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Como criar um nome criativo para uma empresa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O nome de uma empresa atua como uma forma de promoção para ela - sua "marca" a distingue de seus concorrentes. Na verdade, o nome de marca da empresa pode fazer com que ela tenha sucesso ou fracasse no seu primeiro ano, dependendo da resposta do público à marca. Usar a criatividade quando estiver tentando criar um nome para a sua empresa é necessário para produzir um que não só represente sua empresa, produto e/ou serviço, mas também invoque uma resposta emocional positiva do público - uma conexão para sua empresa e a marca para os próximos anos.

Instruções

Ideias (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Pense na sua empresa - especificamente, seus produtos, história, lema e plano de negócios. Decida-se sobre a forma exata que você quer que o público possa ver e responder à sua empresa e seus produtos e serviços. Qaundo tiver uma imagem clara da sua empresa e sua representação em todo o mundo ou formas "de imagem" em sua mente, você pode muito mais facilmente chegar a uma palavra ou uma lista de palavras que se associem diretamente a esta imagem da sua empresa como um todo. Isso também pode formar a mesma associação na mente dos outros.

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  2. Faça uma lista de palavras ou conjuntos de palavras que você ou o público normalmente associam com o seu negócio ou mercado. Além disso, adicione a essa lista as palavras que você sentir que melhor descrevem sua empresa e imagem. Não hesite em adicionar terminologia internacional específica de mercado ou qualquer palavra que você acredite que se encaixem bem com a imagem da sua empresa que você pensou no passo 1.

  3. Faça associações sonoras. Se você ouvir a palavra falada em voz alta e for criado um sentimento negativo, tiver uma conotação negativa em outro idioma ou não "soar" muito bem, remova-a da sua lista. Por outro lado, se você encontrar uma palavra sem sentido ou uma palavra não relacionada que soe bem com a imagem da sua empresa, adicione-a à sua lista.

  4. Escolha palavras que formem automaticamente uma determinada imagem na mente ou palavras associadas com a literatura e as artes que já tenham uma base popular na cultura nessas áreas, mas não em seu mercado.

  5. Brinque com suas palavras. Combine palavras para criar novas ou, se você tiver um produto base ou um nome comercial longo, crie siglas usando a primeira letra de cada palavra. Além disso, tente rimar palavras para chegar a misturas de palavras mais poéticas e fluidas que façam com que as pessoas lembrem-se delas após ouvi-las pelas primeira vez.

  6. Faça associações de cores. Algumas palavras que descrevem cores formam uma associação com a cor em relação a empresas que lidam em cores ou em relação a certas emoções. É uma das razões por que existem muitas empresas de fabricação de tintas com o símbolo do arco-íris. Eles evocam não apenas uma imagem de uma miríade de cores bonitas, mas criam um sentimento positivo. Se sua empresa não vender tintas, não se preocupe - você ainda pode usar a cor para criar uma resposta emocional. Basta considerar as formas como os designers de interiores utilizam cores para definir um "estado de espírito" e pense sobre as maneiras através das quais você pode fazer o mesmo, relacionando uma cor à imagem ou produtos de sua empresa.

  7. Selecione um grupo de funcionários ou desenvolva uma pesquisa pública usando sua lista de nomes possíveis para avaliar a reação das pessoas a sua lista de 20 a 40 potenciais nomes para a marca.

  8. Contrate uma empresa de branding profissional que lide especificamente com nomes de marcas, como a Cem Monkeys ou Namebase, para ajudar a rever sua lista de nomes ou criar uma marca.

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Dicas

  • Se tudo mais falhar, use uma palavra ou gerador de nomes como NameThingy ou o MakeWords para ter mais ideias.

O que você precisa

  • Caneta
  • Papel

Referências

Recursos

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