Como criar um nome criativo para uma empresa

Escrito por irene a. blake | Traduzido por isadora feitoza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um nome criativo para uma empresa
Ideias (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

O nome de uma empresa atua como uma forma de promoção para ela - sua "marca" a distingue de seus concorrentes. Na verdade, o nome de marca da empresa pode fazer com que ela tenha sucesso ou fracasse no seu primeiro ano, dependendo da resposta do público à marca. Usar a criatividade quando estiver tentando criar um nome para a sua empresa é necessário para produzir um que não só represente sua empresa, produto e/ou serviço, mas também invoque uma resposta emocional positiva do público - uma conexão para sua empresa e a marca para os próximos anos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caneta
  • Papel

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Pense na sua empresa - especificamente, seus produtos, história, lema e plano de negócios. Decida-se sobre a forma exata que você quer que o público possa ver e responder à sua empresa e seus produtos e serviços. Qaundo tiver uma imagem clara da sua empresa e sua representação em todo o mundo ou formas "de imagem" em sua mente, você pode muito mais facilmente chegar a uma palavra ou uma lista de palavras que se associem diretamente a esta imagem da sua empresa como um todo. Isso também pode formar a mesma associação na mente dos outros.

  2. 2

    Faça uma lista de palavras ou conjuntos de palavras que você ou o público normalmente associam com o seu negócio ou mercado. Além disso, adicione a essa lista as palavras que você sentir que melhor descrevem sua empresa e imagem. Não hesite em adicionar terminologia internacional específica de mercado ou qualquer palavra que você acredite que se encaixem bem com a imagem da sua empresa que você pensou no passo 1.

  3. 3

    Faça associações sonoras. Se você ouvir a palavra falada em voz alta e for criado um sentimento negativo, tiver uma conotação negativa em outro idioma ou não "soar" muito bem, remova-a da sua lista. Por outro lado, se você encontrar uma palavra sem sentido ou uma palavra não relacionada que soe bem com a imagem da sua empresa, adicione-a à sua lista.

  4. 4

    Escolha palavras que formem automaticamente uma determinada imagem na mente ou palavras associadas com a literatura e as artes que já tenham uma base popular na cultura nessas áreas, mas não em seu mercado.

  5. 5

    Brinque com suas palavras. Combine palavras para criar novas ou, se você tiver um produto base ou um nome comercial longo, crie siglas usando a primeira letra de cada palavra. Além disso, tente rimar palavras para chegar a misturas de palavras mais poéticas e fluidas que façam com que as pessoas lembrem-se delas após ouvi-las pelas primeira vez.

  6. 6

    Faça associações de cores. Algumas palavras que descrevem cores formam uma associação com a cor em relação a empresas que lidam em cores ou em relação a certas emoções. É uma das razões por que existem muitas empresas de fabricação de tintas com o símbolo do arco-íris. Eles evocam não apenas uma imagem de uma miríade de cores bonitas, mas criam um sentimento positivo. Se sua empresa não vender tintas, não se preocupe - você ainda pode usar a cor para criar uma resposta emocional. Basta considerar as formas como os designers de interiores utilizam cores para definir um "estado de espírito" e pense sobre as maneiras através das quais você pode fazer o mesmo, relacionando uma cor à imagem ou produtos de sua empresa.

  7. 7

    Selecione um grupo de funcionários ou desenvolva uma pesquisa pública usando sua lista de nomes possíveis para avaliar a reação das pessoas a sua lista de 20 a 40 potenciais nomes para a marca.

  8. 8

    Contrate uma empresa de branding profissional que lide especificamente com nomes de marcas, como a Cem Monkeys ou Namebase, para ajudar a rever sua lista de nomes ou criar uma marca.

Dicas & Advertências

  • Se tudo mais falhar, use uma palavra ou gerador de nomes como NameThingy ou o MakeWords para ter mais ideias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível