Mais
×

Como criar uma cúpula geodésica com jornal

A cúpula geodésica é um poliedro formado por triângulos ou qualquer outra forma geométrica que se encaixe nela mesma, de mesmo tamanho. O design da cúpula geodésica foi inventado por Buckminster Fuller. Ele baseou a sua invenção em uma estrutura molecular natural que hoje em dia é conhecida como "Bukyball" (ou "bola de Bucky"). A estrutura dessa cúpula é extremamente forte, quando comparada com outros designs. Um bom exemplo de cúpula geodésica é a Spaceship Earth, símbolo do parque Epcot, no Disney World em Orlando (Flórida, EUA). É possível se fazer uma cúpula geodésica surpreendentemente resistente usando jornais e um pouco de fita adesiva.

Instruções

O design da cúpula geodésica permite que estruturas leves sejam extremamente resistentes (science world, vancouver image by Peter Shersby from Fotolia.com)
  1. Coloque três folhas de jornal abertas, uma em cima da outra, em uma mesa. Comece a enrolar as folhas de jornal, começando por um dos cantos e apertando bem. Prenda o tubo com fita crepe para ele não se soltar. Repita esse processo mais 64 vezes, para que você fique com 65 tubos.

  2. Corte 30 desses tubos para que fiquem com 71 cm. Você deve tirar partes nas duas pontas, para que as duas fiquem retas. Esses serão os tubos longos.

  3. Corte os outros 35 tubos para ficarem com 66 cm. Lembre de cortar as duas pontas. Esses serão seus tubos curtos.

  4. Prenda 10 tubos longos juntos, de ponta a ponta. Coloque duas tiras de fita el lados opostos de dois tubos, de maneira que a fita fique paralela a eles. Metade da tira deve ficar em um tubo, e metade em outro. Enrole outra tira de fita ao redor das pontas dos tubos ligados, cobrindo e reforçando as duas primeiras tiras. Quando esses dois tubos são presos juntos, eles criam um tipo de junta flexível.

    Quando você chegar ao fim, prenda o primeiro e o último tubo juntos. Quando você faz isso, os tubos se curvam e é criado um polígono de 10 lados. Essa será a base da sua cúpula.

  5. Prenda um tubo longo e um tubo curto em cada uma das juntas na base. Coloque esses tubos sempre na mesma ordem, de maneira que dois tubos longos fiquem adjacentes um ao outro e alternado com dois tubos curtos, que também são adjacentes entre si. Continue seguindo esse padrão ao redor da base.

  6. Prenda com fita adesiva as duas pontas livres de dois tubos longos adjacentes. Isso irá formar um triângulo. Repita esse passo nos próximos dois tubos curtos adjacentes. Continue esse processo ao longo da base, até que você tenha cinco triângulos feitos com os tubos longos e cinco feitos com os tubos curtos.

  7. Prenda tubos curtos nas pontas dos triângulos dos tubos longos e prenda as pontas livres dos novos tubos. Assim, você deverá formar um polígono de dez lados com tubos curtos. A sua cúpula geodésica deve começar a criar forma.

  8. Prenda um tubo curto atravessado em cada ponto onde quatro tubos curtos se encontrar. Prenda uma das pontas de um tubo longo na ponta livre de um desses tubos curtos. Prenda a outra ponto na próxima junta da fileira anterior, onde dois tubos longos e dois tubos curtos se encontra. Repita esse passo em toda a volta da cúpula. O resultado será um forma que lembra uma estrela de cinco pontas.

  9. Coloque outra fileira de tubos longos, ligando os vértices internos da estrela. Isso irá formar um pentágono no meio da cúpula.

  10. Prenda uma ponta de cada um dos últimos cinco tubos curtos nos ângulos do pentágono. Prenda as outras pontas desses tubos, todas juntas, onde elas se encontram no topo da cúpula, bem no centro.

O que você precisa

  • Folhas de jornal
  • Fita crepe
  • Trena
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article