Como criar efeitos de tremores no programa Final Cut Pro

Escrito por kylene arnold | Traduzido por franciele gobi
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Como criar efeitos de tremores no programa Final Cut Pro
Com o Final Cut Pro é possível criar tremores em uma filmagem estática (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A maioria dos profissionais cinematográficos faz o possível para manter a câmera firme e estática. Mas em alguns casos deseja-se um efeito de câmera de mão. Gravar a filmagem original com uma câmera de mão dá o visual convincente, porém não oferece controle ao editor sobre a quantidade de vibração no vídeo, por esse motivo, desenvolvedores de programas para computador criaram efeitos de tremores de câmera. É possível utilizar esse efeito diretamente no Final Cut Pro (FCP) 7, utilizando um plug-in de terceiros ou expandir seu fluxo de trabalho para incluir um programa de efeitos especiais, como o Motion ou o After Effects.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Plug-in FxFactory Pro
  • Motion 4
  • After Effects CS4

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Instruções

    Plug-in FxFactory Pro

  1. 1

    Faça o download pelo website Noise Industry e instale o plug-in FxFactory Pro.

  2. 2

    Abra o Final Cut Pro e abra o projeto que contém o clipe que deseja adicionar o efeito.

  3. 3

    Clique duas vezes no clipe para abri-lo na janela "Espectador".

  4. 4

    Clique no menu "Effects" ("Efeitos"), selecione "Video Filters" ("Filtros de Vídeo"), "FxFactory Pro", "Distort" ("Distorcer"), e então "Camera Shake" ("Tremores de Câmera").

  5. 5

    Clique na aba "Effects" ("Efeitos") na janela Espectador e veja os parâmetros do efeito.

  6. 6

    Selecione um efeito predefinido do menu suspenso "Presets" ("Predefinicões").

  7. 7

    Arraste os controles de cada parâmetro ou clique para criar quadros-chave dentro do editor correspondente, para personalizar o efeito, caso necessário.

    Motion 4

  1. 1

    Clique com o botão direito ou segure o botão "option" e clique na Linha do Tempo do FCP. Selecione "Send To" ("Enviar Para") e escolha "Motion Project" ("Projeto de Motion").

  2. 2

    Nomeie o projeto na janela que aparecerá, escolha onde deseja salvá-lo e marque as caixas "Launch Motion" ("Abrir Motion") e "Embed 'Motion' Content" ("Embutir conteúdo do Motion"). Clique em "Save" ("Salvar") quando terminar. O clipe irá agora abrir no Motion.

  3. 3

    Clique no botão "Add Behavior" ("Adicionar Comportamento") na barra de ferramentas, selecione "Shape" ("Forma") e então "Wriggle" ("Oscilação").

  4. 4

    Clique na aba "Inspector" ("Inspetor") na janela correspondente, então selecione a sub-aba "Behaviors" ("Comportamentos"). Os parâmetros de comportamento dos tremores aparecerão.

  5. 5

    Arraste o controle de "Amount" ("Quantidade") para o máximo ou entre um valor na combobox.

  6. 6

    Selecione a opção da combobox "Apply Mode" ("Aplicar Modo") que melhor descreve a combinação do comportamento em relação aos valores de outros comportamentos afetando aquele parâmetro.

  7. 7

    Arraste o controle "Frequency" ("Frequência") para controlar com que frequência os tremores ocorrem ou entre um valor na combobox.

  8. 8

    Arraste o controle "Wriggle Offset" ("Compensador de Oscilação") caso este comportamento esteja aplicado a múltiplos objetos. Isso compensa o efeito de forma que eles não oscilem em frequência.

  9. 9

    Arraste o controle "Noisiness" ("Ruído") para adicionar mais aleatoriedade ao parâmetro "Frequency" ("Frequência").

  10. 10

    Verifique caixa de marcação "Link" para fazer com que o comportamento sempre ocorra de forma proporcional ao tamanho e à posição do clipe.

  11. 11

    Selecione o parâmetro que deseja aplicar ao efeito pelo menu suspenso "Apply To" ("Aplicar").

  12. 12

    Ajuste quaisquer outros parâmetros conforme necessário.

  13. 13

    Salve o projeto.

  14. 14

    Clique no menu "File" ("Arquivo") no FCP e selecione "Import" ("Importar") e então "Files" ("Arquivos"). Escolha o arquivo do projeto do Motion.

  15. 15

    Substitua o clipe estático em sua linha do tempo pelo clipe com tremores do Motion.

    After Effects CS4

  1. 1

    Insira um ponto "in" ("entrada") no começo do clipe que deseja modificar no FCP. Insira um ponto "out" ("saída") no final.

  2. 2

    Clique no menu "File" ("Arquivo"), escolha "Export" ("Exportar"), então selecione "QuickTime Movie" ("Filme do QuickTime").

  3. 3

    Nomeie o arquivo, escolha a localização na janela que aparecerá e clique em "Save" ("Salvar").

  4. 4

    Abra o After Effects.

  5. 5

    Clique no menu "File" ("Arquivo"), selecione "Import" ("Importar"), então escolha "Arquivos".

  6. 6

    Escolha o clipe exportado do FCP na janela que aparecerá e clique em "Open" ("Abrir").

  7. 7

    Arraste o clipe para a Linha do Tempo, então clique no triângulo próximo ao título para expandir suas propriedades.

  8. 8

    Arraste o clipe para a Linha do Tempo, então clique no triângulo próximo ao título, para expandir suas propriedades.

  9. 9

    Clique com o botão direito ou pressione o botão "option" e clique no ícone de cronômetro em frente ao nome do parâmetro. A linha de expressão irá abrir.

  10. 10

    Digite, "Wiggle()".

  11. 11

    Insira os parênteses, digite um valor numérico para descrever quantas vezes por segundo o parâmetro deverá oscilar. Proceda esse número por uma vírgula e outro número que descreverá a intensidade com a qual ele deverá oscilar, em uma escala de zero a 100. Por exemplo, "Wiggle(3,50).

  12. 12

    Experimente com diferentes valores até que o clipe trema da forma desejada.

  13. 13

    Clique no menu "Composition" ("Composição") e selecione "Add to Render Queue" ("Adicionar à Fila de Renderização").

  14. 14

    Clique no nome de arquivo sublinhado próximo ao título "Output To" ("Exportar Para") para entrar com um nome de arquivo personalizado e a localização desejada.

  15. 15

    Clique no texto sublinhado próximo ao título "Render Settings" ("Configurações de Renderização") para personalizar as configurações, caso necessário.

  16. 16

    Clique no texto sublinhado próximo do título "Output Module" ("Módulo Externo") para personalizar essas configurações. Certifique-se de que o formato está configurado para "QuickTime Movie" ("Filme do QuickTime").

  17. 17

    Clique no botão "Render" ("Renderizar") para renderizar e exportar a sequência.

  18. 18

    Clique no menu "File" ("Arquivo") no FCP, selecione "Import" ("Importar"), então escolha "Files" ("Arquivos"). Escolha o arquivo exportado do After Effects.

  19. 19

    Substitua o clipe estável na Linha do Tempo pelo clipe tremido do After Effects.

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