Mais
×

Como criar um folheto do tipo sanfona

Atualizado em 17 abril, 2017

Folhetos e brochuras dobrados são materiais populares de publicidade, arte e projetos de escola. Estas simples dobras são usadas para dividir estrategicamente as informações chave de maneira satisfatória e coesiva. Você pode usar qualquer tamanho de papel para criar quantas dobras desejar, mas a tradicional dobradura de sanfona de 6 painéis é um dos estilos mais populares.

Instruções

Aprenda a dobradura sanfona para fazer seus próprios folhetos e panfletos (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque uma folha de cartolina em uma superfície plana. Divida a folha em três partes iguais, cada uma com 9,33 cm de comprimento, e marque as margens. Use uma régua para desenhar linhas conectando as marcações.

  2. Dobre a parte inferior da folha de modo que a dobra fique na primeira linha. Vinque, usando a borda da régua.

  3. Dobre a folha para trás, de modo que a dobra fique na segunda linha. Vinque, usando a borda da régua. A parte superior e inferior das margens do papel devem estar alinhadas.

  4. Gire o papel de modo que as dobras fiquem nas laterais e que a parte frontal do painel abra da direita para a esquerda. O painel frontal é a capa do folheto.

  5. Escreva ou projete o conteúdo. Divida sua informação de modo que um tópico ou conceito diferente fique em cada painel.

Dicas

  • Use folhas mais longas ou maiores para aumentar o número de painéis.
  • Se você estiver projetando um folheto em um programa como o Photoshop ou InDesign, certifique-se de que definiu o layout e modelo corretos do painel antes de imprimir.

O que você precisa

  • Folha de cartolina de 20 cm x 28 cm
  • Régua
  • Canetas, ferramentas de desenho
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article