Como criar um índice no Adobe PDF

O Adobe Acrobat Pro não gera um índice de um arquivo PDF existente automaticamente. Entretanto, o programa permite criá-lo manualmente, usando tanto marcadores quanto links internos

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O Adobe Acrobat Pro não gera um índice de um arquivo PDF existente automaticamente. Entretanto, o programa permite criá-lo manualmente, usando tanto marcadores quanto links internos. Os marcadores permitem aos usuários escolher de uma lista de links para ir para páginas predefinidas e visualizações de páginas no PDF. A opção de criar link permite a você adicionar links clicáveis com o conteúdo real do PDF. Esses links, quando clicados, levam o usuário para lugares específicos no PDF.

Criando um índice de marcadores manualmente

Step 1

Abra o PDF em que deseja criar os marcadores. Clique no botão "Bookmarks" (marcadores), o ícone de uma página, segundo do topo no lado esquerdo da janela do documento, para abrir o painel de marcadores.

Step 2

Vá para o primeiro lugar no PDF onde deseja adicionar um marcador. Geralmente, você criará seus marcadores em títulos, cabeçalhos ou subcabeçalhos.

Step 3

Selecione o texto que deseja marcar. O Acrobat gera o nome do marcador a partir do texto que você selecionou. Clique no botão "New Bookmark" (novo marcador) -- o segundo ícone a partir da direita, no topo do painel de marcadores.

Step 4

Continue adicionando marcadores às suas páginas, repetindo as duas etapas anteriores.

Usando Links Internos para criar um índice

Step 1

Crie um PDF a partir de um documento existente. Note que este documento já deve ter as páginas de índice e textos incluídos no conteúdo. Alguns programas, como o Microsoft Word e Adobe Indesign, podem criar índices automaticamente. Para ganhar tempo, deixe o aplicativo de origem criar o índice para você. Abra o PDF no Acrobat Pro.

Step 2

Vá até as páginas de índice no PDF e selecione a primeira entrada que deseja adicionar um link clicável. Clique com o botão direito do mouse no texto selecionado e, em seguida, escolha "Create Link" (criar link) no menu suspenso para abrir a caixa de diálogo "Create Link".

Step 3

Clique no menu "Link type" (tipo de link) na caixa de diálogo "Create Link" e escolha "Invisible Rectangle" (retângulo invisível). Certifique-se que o botão "Go to page view" (vá para uma visualização da página) esteja selecionado e clique em "Next" (próximo). A caixa de diálogo "Create Go To View" será exibida.

Step 4

Desça no PDF para o texto correspondente com a entrada de índice e clique no texto. Clique no botão "Set Link" (definir Link) na caixa de diálogo "Create Go To View".

Step 5

Repita os três passos anteriores para cada um de suas entradas de índice.

eHow Brasil
×