Mais
×

Como criar um índice no Adobe PDF

Atualizado em 17 abril, 2017

O Adobe Acrobat Pro não gera um índice de um arquivo PDF existente automaticamente. Entretanto, o programa permite criá-lo manualmente, usando tanto marcadores quanto links internos. Os marcadores permitem aos usuários escolher de uma lista de links para ir para páginas predefinidas e visualizações de páginas no PDF. A opção de criar link permite a você adicionar links clicáveis com o conteúdo real do PDF. Esses links, quando clicados, levam o usuário para lugares específicos no PDF.

Instruções

O Adobe Acrobat Pro não gera um índice de um arquivo PDF existente automaticamente. Entretanto, o programa permite criá-lo manualmente, usando tanto marcadores quanto links internos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    Criando um índice de marcadores manualmente

  1. Abra o PDF em que deseja criar os marcadores. Clique no botão "Bookmarks" (marcadores), o ícone de uma página, segundo do topo no lado esquerdo da janela do documento, para abrir o painel de marcadores.

  2. Vá para o primeiro lugar no PDF onde deseja adicionar um marcador. Geralmente, você criará seus marcadores em títulos, cabeçalhos ou subcabeçalhos.

  3. Selecione o texto que deseja marcar. O Acrobat gera o nome do marcador a partir do texto que você selecionou. Clique no botão "New Bookmark" (novo marcador) -- o segundo ícone a partir da direita, no topo do painel de marcadores.

  4. Continue adicionando marcadores às suas páginas, repetindo as duas etapas anteriores.

    Usando Links Internos para criar um índice

  1. Crie um PDF a partir de um documento existente. Note que este documento já deve ter as páginas de índice e textos incluídos no conteúdo. Alguns programas, como o Microsoft Word e Adobe Indesign, podem criar índices automaticamente. Para ganhar tempo, deixe o aplicativo de origem criar o índice para você. Abra o PDF no Acrobat Pro.

  2. Vá até as páginas de índice no PDF e selecione a primeira entrada que deseja adicionar um link clicável. Clique com o botão direito do mouse no texto selecionado e, em seguida, escolha "Create Link" (criar link) no menu suspenso para abrir a caixa de diálogo "Create Link".

  3. Clique no menu "Link type" (tipo de link) na caixa de diálogo "Create Link" e escolha "Invisible Rectangle" (retângulo invisível). Certifique-se que o botão "Go to page view" (vá para uma visualização da página) esteja selecionado e clique em "Next" (próximo). A caixa de diálogo "Create Go To View" será exibida.

  4. Desça no PDF para o texto correspondente com a entrada de índice e clique no texto. Clique no botão "Set Link" (definir Link) na caixa de diálogo "Create Go To View".

  5. Repita os três passos anteriores para cada um de suas entradas de índice.

Dicas

  • Você pode criar um índice (ou esboço) hierárquico -- cabeçalhos recuados em títulos, subcabeçalhos recuados em cabeçalhos, e assim por diante -- a partir de seus marcadores, dessa forma: selecione as entradas de marcadores que deseja rebaixar e, em seguida, arraste-as até o marcador pai. Por exemplo, selecione os marcadores de subcabeçalhos filhos para um cabeçalho pai e arraste-os até o marcador de cabeçalho pai. O Acrobat rebaixa automaticamente e recua os marcadores.
  • Alguns programas de código permitem que você crie marcadores automaticamente ao gerar o PDF, quando você usa estilos de parágrafo para formatar o texto. No entanto, o programa de código deve suportar especificamente esse recurso, e muitos não o fazem. No Word e Indesign, por exemplo, basta aplicar os estilos padrão, como "Título 1", "Título 2" e assim por diante, para o seu cabeçalhos e subcabeçalhos. Quando você gerar o PDF, o programa de código cria os marcadores correspondentes, completo com recuos hierárquicos.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article