Como criar uma linha do tempo no Excel, Word ou PowerPoint

Escrito por shannon burton | Traduzido por samuel de almeida gonçalves
Como criar uma linha do tempo no Excel, Word ou PowerPoint
As ferramentas do Microsoft Office possuem muitos recursos e são fáceis de usar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Criar uma linha do tempo no Microsoft Office, quer seja no Excel, no Word ou no PowerPoint 2007 é relativamente simples e pode, realmente, ser um projeto divertido, se você estiver se sentindo criativo. As possibilidades do projeto variam de muito simples até inovador e complexo, dependendo da quantidade de tempo que você tem e do quão detalhada você quer que a linha do tempo seja. O mesmo método de inserção de linhas e textos explicativos é usado pelos três programas.

Instruções

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    Abra o programa que você que usar e clique na aba "Inserir" no topo de sua tela. As ferramentas abaixo desta aba lhe permitem inserir inúmeras coisas, mas para fazer a linha do tempo personalizada, você deve clicar em "Formas". Tome cuidado para não se confundir, escolhendo na lista "Gráficos" a opção "Linha", localizada entre as opções "Coluna" e "Pizza", pois isso o ajudará a criar um gráfico de linha, tornado a sua tarefa mais difícil.

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    Clique no estilo de linha que você deseja utilizar, selecionando a opção "Linhas", no menu "Formas". Existem vários tipos de linha reta: sem setas, com uma seta ou com setas nas extremidades, dependendo das suas necessidades. Ao selecionar o tipo de linha, ela deve aparecer no seu documento de texto, planilha ou slide, ou, então, você deverá clicar na área do documento onde quer que a linha seja colocada.

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    Clique e arraste uma extremidade da linha para modificar seu tamanho ou para girá-la. Se quiser modificar as características da linha, tornando-a grossa ou fina, mudar sua cor, ou fazer quaisquer outras modificações, clique com o botão direito nela e selecione "Formatar AutoForma". Isso abrirá uma janela "pop-up" com as opções disponíveis para formatar a linha.

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    Abra a lista "Formas" novamente (um atalho pode ter aparecido em sua tela no lado superior direito de sua barra de ferramentas). Selecione e clique em um estilo de "Texto Explicativo" que gostaria de usar no sua linha do tempo. Pode ser que você tenha que clicar novamente na área onde quer colocar a forma.

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    Clique e arraste a caixa de texto explicativo e a linha para onde quiser. Você pode clicar e arrastar as extremidades da linha para alongá-la e ajustar onde ela toca a linha do tempo e a caixa de texto explicativo. Clique e arraste os cantos da caixa para fazer com que ele e a linha fiquem maiores ou menores.

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    Dê um clique dublo na caixa para adicionar texto dentro dela. Se o texto for continuamente autoformatado de uma maneira que não lhe agrada, clique nele com o botão direito e selecione as ferramentas de formatação. Você pode alterar tanto a forma como o texto aparece, como mudar outras características da caixa de texto explicativo.

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    Insira mais caixas de texto explicativo para completar a sua linha do tempo. Quando ela estiver pronta, se você desejar mover a linha do tempo ou copiá-la em outro lugar, mantenha pressionada no teclado a tecla "Ctrl" e clique em todas as caixas e na linha. Em seguida, clique com o botão direito e selecione "Agrupar". Sua linha de tempo agora se moverá como um único objeto.

Dicas & Advertências

  • Se você estiver fazendo a linha do tempo no Word, vá até a aba "Inserir", selecione formas e clique em "Nova tela de desenho". Use essa ferramenta antes de começar e criar a sua linha do tempo dentro da tela, pois ela facilitará o seu trabalho.
  • Se você não tiver preferência por um programa para criar a linha do tempo, tente usar o PowerPoint, pois os slides já são telas de desenho e suas ferramentas são fáceis de manipular.
  • Procure não exagerar no uso dos recursos disponíveis para modificar e personalizar as linhas e as caixas. A presença de muitas cores e imagens podem tornar a sua linha do tempo confusa e, ao invés de o leitor achá-la organizada, poderá considerá-la irritante.

O que você precisa?

  • Computador com o Microsoft Word, Excel e PowerPoint instalados.

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