×
Loading ...

Como criar uma linha do tempo no Excel, Word ou PowerPoint

Atualizado em 19 julho, 2017

Criar uma linha do tempo no Microsoft Office, quer seja no Excel, no Word ou no PowerPoint 2007 é relativamente simples e pode, realmente, ser um projeto divertido, se você estiver se sentindo criativo. As possibilidades do projeto variam de muito simples até inovador e complexo, dependendo da quantidade de tempo que você tem e do quão detalhada você quer que a linha do tempo seja. O mesmo método de inserção de linhas e textos explicativos é usado pelos três programas.

Instruções

As ferramentas do Microsoft Office possuem muitos recursos e são fáceis de usar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra o programa que você que usar e clique na aba "Inserir" no topo de sua tela. As ferramentas abaixo desta aba lhe permitem inserir inúmeras coisas, mas para fazer a linha do tempo personalizada, você deve clicar em "Formas". Tome cuidado para não se confundir, escolhendo na lista "Gráficos" a opção "Linha", localizada entre as opções "Coluna" e "Pizza", pois isso o ajudará a criar um gráfico de linha, tornado a sua tarefa mais difícil.

    Loading...
  2. Clique no estilo de linha que você deseja utilizar, selecionando a opção "Linhas", no menu "Formas". Existem vários tipos de linha reta: sem setas, com uma seta ou com setas nas extremidades, dependendo das suas necessidades. Ao selecionar o tipo de linha, ela deve aparecer no seu documento de texto, planilha ou slide, ou, então, você deverá clicar na área do documento onde quer que a linha seja colocada.

  3. Clique e arraste uma extremidade da linha para modificar seu tamanho ou para girá-la. Se quiser modificar as características da linha, tornando-a grossa ou fina, mudar sua cor, ou fazer quaisquer outras modificações, clique com o botão direito nela e selecione "Formatar AutoForma". Isso abrirá uma janela "pop-up" com as opções disponíveis para formatar a linha.

  4. Abra a lista "Formas" novamente (um atalho pode ter aparecido em sua tela no lado superior direito de sua barra de ferramentas). Selecione e clique em um estilo de "Texto Explicativo" que gostaria de usar no sua linha do tempo. Pode ser que você tenha que clicar novamente na área onde quer colocar a forma.

  5. Clique e arraste a caixa de texto explicativo e a linha para onde quiser. Você pode clicar e arrastar as extremidades da linha para alongá-la e ajustar onde ela toca a linha do tempo e a caixa de texto explicativo. Clique e arraste os cantos da caixa para fazer com que ele e a linha fiquem maiores ou menores.

  6. Dê um clique dublo na caixa para adicionar texto dentro dela. Se o texto for continuamente autoformatado de uma maneira que não lhe agrada, clique nele com o botão direito e selecione as ferramentas de formatação. Você pode alterar tanto a forma como o texto aparece, como mudar outras características da caixa de texto explicativo.

  7. Insira mais caixas de texto explicativo para completar a sua linha do tempo. Quando ela estiver pronta, se você desejar mover a linha do tempo ou copiá-la em outro lugar, mantenha pressionada no teclado a tecla "Ctrl" e clique em todas as caixas e na linha. Em seguida, clique com o botão direito e selecione "Agrupar". Sua linha de tempo agora se moverá como um único objeto.

Loading...

Dicas

  • Se você estiver fazendo a linha do tempo no Word, vá até a aba "Inserir", selecione formas e clique em "Nova tela de desenho". Use essa ferramenta antes de começar e criar a sua linha do tempo dentro da tela, pois ela facilitará o seu trabalho.
  • Se você não tiver preferência por um programa para criar a linha do tempo, tente usar o PowerPoint, pois os slides já são telas de desenho e suas ferramentas são fáceis de manipular.

Aviso

  • Procure não exagerar no uso dos recursos disponíveis para modificar e personalizar as linhas e as caixas. A presença de muitas cores e imagens podem tornar a sua linha do tempo confusa e, ao invés de o leitor achá-la organizada, poderá considerá-la irritante.

O que você precisa

  • Computador com o Microsoft Word, Excel e PowerPoint instalados.

Referências

Loading ...
Loading ...