Como criar um modelo para blog

Escrito por michael dance | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um modelo para blog
Blogs são populares entre os jovens (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os modelos para blogs, também chamados de temas, fornecem um visual e estilo para o seu blog. A maioria dos programas para blogs vêm com uma biblioteca padrão de modelos que você pode escolher, e com uma busca na Internet você encontrará vários outros que foram criados e distribuídos de forma independente. Criar o seu próprio modelo pode ser difícil, principalmente se nunca fez isso antes, mas com alguma paciência e com a ajuda de modelos já existentes, você será capaz de criar um modelo para seu site que será surpreendente e único.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Selecione um modelo entre os já existentes. Você irá usá-lo como seu modelo "base", por dois importantes motivos. Primeiro, examiná-lo lhe ensinará muito sobre o processo de criação de um modelo para blogs, o que permitirá que faça alterações mais facilmente. Segundo, os modelos de blogs geralmente envolvem uma grande quantidade de códigos. Usando um modelo já existente como base, você poderá evitar se preocupar com a parte mais teórica e se concentrará basicamente no design.

  2. 2

    Observe o código do modelo de blog já pronto. Se estiver usando o Blogger, você poderá observar os modelos se conectando em seu painel de controle, selecionando "Layout" (estilo) e então "Edit HTML" (editar HTML). Com o WordPress, conecte-se a seu painel de controle, selecione "Appearance" (aparência), e então "Editor" (editor) (Observe que essa opção estará disponível apenas se o blog estiver em seu domínio; se estiver usando wordpress.com, você se limitará aos modelos existentes). No Tumblr, clique em "Theme" (tema) e então selecione a opção "Use custom HTML" (usar HTML personalizado). No TypePad, selecione "Design", e então "Change Layout" (mudar estilo).

  3. 3

    Para alterar seu modelo, edite a página de estilo dentro do código HTML. Ela existe dentro dos marcadores <style> e </style>, e geralmente estão na metade superior do documento. (No WordPress, a página de estilo existe dentro do seu próprio documento, chamado "style.css"). As páginas de estilo são escritas usando CSS, uma linguagem muito parecida com o HTML. O CSS é simples e intuitivo, mas você precisará de algum tempo para se acostumar. Basicamente, o CSS permite que você crie algumas regras (como "font-family:Arial;" ou "background-color:blue;") para partes diferentes do site. A página de estilo existente deve ser capaz de passar muitas dicas sobre como criar as suas próprias regras. Tente começar pelas alterações pequenas para ver seu funcionamento. Por Exemplo, altere todas as instâncias de uma fonte por outra, salve o documento e confira seu blog para ver o que mudou.

  4. 4

    Altere a imagem de fundo do seu blog. Isso é relativamente simples e geralmente requer que apenas uma linha de código seja alterada, sendo um grande passo para fazer seu blog parecer único. Primeiro, defina uma imagem que deseja usar como fundo e carregue-a para um site de hospedagem de imagens, como o Photobucket (veja Recursos). Copie o endereço da imagem. Depois, em sua página de estilo, logo no ínicio da primeira seção, deve haver uma marcação "body{". Abaixo disso, uma das regras listadas deve ser "background-image" ou "background-color". Apague esta regra e no lugar escreva:

    background-image:url('yourimageURL') GO

    Substitua a parte "yourimageURL" pelo endereço de sua imagem. Salve então o documento e atualize seu blog para ver a alteração.

  5. 5

    Continue trabalhando com a página de estilo para chegar a novos e criativos modelos para seu blog! Para aprender mais sobre o estilo CSS, veja a seção de Recursos abaixo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível