Tecnologia

Como criar um PDF com campos editáveis

Escrito por cooper temple | Traduzido por rodrigo avellar
Como criar um PDF com campos editáveis

Crie um formulário para preenchimento que pode facilmente ser distribuído eletronicamente

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O PDF (Portable Document Format ou Formato Portátil de Documentos, em português) é o principal tipo de arquivo para armazenar documentos acessíveis na internet. Muitas empresas e órgãos governamentais usam esse formato para publicar formulários e material informativo. O tipo de arquivo PDF é popular porque qualquer usuário com um programa de visualização de PDFs pode abrir o documento e a maioria dos leitores pode ser baixada gratuitamente. Os formulários nesse formato são práticos, porque as informações contidas nos campos de formulário podem ser baixadas para outros programas, como planilhas para análise e armazenamento.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Programa gratuito

  1. 1

    Baixe e instale um programa de criação de PDFs em seu computador. O PDFill é um desses programas disponível para download (veja o link em Recursos). Outros programas gratuitos para gravação de PDFs estão disponíveis. Certifique de escolher um com recursos de formulário. As instruções específicas variam de acordo com os programas.

  2. 2

    Abra o programa de origem do documento do qual deseja criar um PDF com campos editáveis, por exemplo, o Microsoft Word. Abra o arquivo de origem. No Word, selecione a opção "Abrir" no menu Arquivo para exibir a janela "Abrir". Localize a pasta na qual o documento será salvo usando o menu "Procurar". Clique uma vez no nome do arquivo e uma vez no menu "Abrir".

  3. 3

    Selecione a opção "Imprimir" no menu "Arquivo" para exibir a janela "Imprimir". Selecione o programa de PDF que você baixou na Etapa 1 na lista suspensa "Nome da impressora" e clique uma vez no botão "Imprimir". A janela "Salvar Como" será exibida. Digite um nome para o arquivo PDF no campo "Nome" e clique uma vez no botão "Salvar" para converter o material de origem em um documento PDF.

  4. 4

    Abra o programa de gravação de PDFs que você instalou. No PDFill, selecione a opção "Open New PDF Project" (Abrir novo projeto de PDF) no menu "File" (Arquivo). Use o menu "Look In" (Procurar) para localizar a pasta na qual salvou o arquivo PDF na Etapa 3. Clique uma vez no nome do arquivo PDF e uma vez no botão "Open" (Abrir).

  5. 5

    Clique uma vez no menu "View" (Exibir), clique uma vez em "Toolbars" (Barras de ferramentas) e selecione a barra de ferramentas "Forms" (Formulários). Clique uma vez no botão "Text Form Field" (Campo de formulário de texto) na barra de ferramentas "Forms", que tem um "a" e um "b" minúsculos nela. Clique uma vez em uma área do documento PDF na qual deseja adicionar um campo editável e arraste a caixa até o tamanho apropriado. Uma caixa "Properties" (Propriedades) será exibida depois que você soltar o botão do mouse. Use os recursos nessa janela para modificar a aparência do campo de formulário e clique uma vez no botão "OK".

  6. 6

    Repita a Etapa 5 para cada campo editável que deseja inserir no PDF. Os campos de formulário podem ser movidos clicando uma vez na borda e movendo para uma área diferente do documento enquanto mantém o botão do mouse pressionado. Para editar um campo, destaque e clique uma vez no menu "Edit" (Editar) e selecione a opção "Edit Current Object's Properties" (Editar as propriedades do objeto atual). A janela Properties mencionada na Etapa 5 será exibida. Salve o PDF com os campos editáveis usando a opção "Save Project As" (Salvar Projeto Como) no menu "File".

    Programa pago

  1. 1

    Baixe e instale um programa pago para criação de PDFs em seu computador. O Adobe Acrobat Pro, por exemplo, contém muitos recursos, incluindo ferramentas de formulário, mas o download normal é um pouco caro, cerca de US$ 450,00 (em média, R$ 900). Antes de comprar qualquer programa de gravação de PDFs, verifique se ele contém os recursos apropriados para criar campos editáveis, além de outros recursos que você precisa.

  2. 2

    Abra o programa de origem do documento a partir do qual deseja criar um PDF com campos editáveis, por exemplo, o Microsoft Word. Abra o arquivo de origem. No Word, selecione a opção "Abrir" no menu "Arquivo" para exibir a janela "Abrir". Localize a pasta na qual o documento foi salvo usando o menu "Procurar". Clique uma vez no nome do arquivo e uma vez no botão "Abrir".

  3. 3

    Selecione a opção "Imprimir" no menu "Arquivo" para exibir a janela Imprimir. Selecione a opção "Adobe PDF" na lista suspensa "Nome da Impressora" e clique uma vez no botão "Imprimir". A janela "Salvar Como" será exibida. Digite um nome para o arquivo PDF no campo "Nome" e clique uma vez no botão "Salvar" para converter o material de origem em um documento PDF. Abra o programa Adobe Acrobat Pro. Selecione a opção "Open" (Abrir) no menu "Arquivo". Use o menu "Look In" (Procurar) para localizar a pasta na qual salvou o arquivo PDF na Etapa 3. Clique uma vez no nome do arquivo PDF e uma vez no botão "Open".

  4. 4

    Clique uma vez no botão do menu "View" (Exibir) e uma vez em "Toolbars" (Barras de Ferramentas) e selecione "Forms" (Formulários). Clique uma vez no botão "Text Form Field" (Campo de formulário de texto) em "Forms", que tem uma letra "T" maiúscula nela. Clique duas vezes em uma área do documento PDF na qual deseja adicionar um campo editável. Uma pequena caixa de texto com uma borda vermelha será exibida e uma janela "Text Field Properties" (Propriedades do campo de texto) será exibida. Use os recursos nessa janela para modificar a aparência do campo de formulário. Clique no botão "Close" (Fechar) quando terminar.

  5. 5

    Repita a Etapa 4 para cada campo editável que desejar inserir no PDF. Os campos de formulário podem ser movidos clicando uma vez na borda e movendo para uma área diferente do documento enquanto mantém o botão do mouse pressionado. Para editar um campo, destaque, clique com o botão direito do mouse na borda e selecione a opção "Properties" (Propriedades). A janela "Text Field Properties" (Propriedades do campo de texto) mencionada na Etapa 5 será exibida. Lembre de salvar o PDF com campos editáveis usando a opção "Save As" (Salvar Como) no menu "File" (Arquivo).

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media