Como criar um portfólio na internet utilizando o Blogger

Escrito por david nield Google | Traduzido por roberto w. nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um portfólio na internet utilizando o Blogger
É fácil criar um portfólio na internet utilizando o Blogger (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A plataforma do Blogger é um sistema de blogs potente e flexível que qualquer pessoa pode utilizar gratuitamente para promover seu trabalho ou hobby. Entre os temas integrados no Blogger, pode ser encontrada uma série de Visualizações Dinâmicas que se prestam à exibição de fotografias ou de outros tipos de arte criativa. Outras características possibilitam a categorização do seu trabalho, a promoção por meio do Google Plus e o recebimento de feedback por meio do sistema integrado de comentários. Também há a inclusão de uma ferramenta de análise de páginas, para medir o tráfego de acessos do seu blog.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entre no Blogger utilizando a sua Conta do Google ou inscreva-se gratuitamente, caso ainda não tenha uma conta. Clique no botão "Novo Blog" para criar o seu portfólio na internet.

  2. 2

    Insira um título e uma URL para o seu novo blog e selecione "Visualizações Dinâmicas", na lista de templates disponíveis. Se preferir utilizar um nome de domínio personalizado para o seu portfólio na internet, isso pode ser configurado posteriormente. Clique em "Criar Blog!" para confirmar.

  3. 3

    Clique no link "Iniciar postagem", sob o título do novo blog. Na página de criação de postagem que vem logo depois, digite um título para ela. Clique no link "Etiquetas" para inserir etiquetas ou rótulos para a postagem. Essas etiquetas podem ser úteis para categorizar o seu trabalho em projetos ou temas, por exemplo.

  4. 4

    Clique no ícone "Inserir imagem" para fazer o upload de uma fotografia ou de outro tipo de arte. As imagens podem ser enviadas a partir do sistema local ou "linkadas" por uma URL. Clique em "Adicionar selecionadas" para confirmar a importação da imagem e para adicionar uma legenda ou explicação, caso necessário.

  5. 5

    Clique na imagem e escolha uma das opções de tamanho para redimensionar a imagem. A opção necessária dependerá do tamanho das suas fotografias e de como você quer que o seu blog apareça na tela.

  6. 6

    Clique em "Publicar" para enviar a postagem para a sua página no Blogger. Clique em "Compartilhar" para "linkar" a postagem no seu perfil do Google Plus ou clique em "Cancelar" para pular essa etapa. Adicione mais itens ao seu portfólio, conforme necessário.

  7. 7

    Selecione o link "Template", à esquerda do painel principal, e uma série de miniaturas sob o título Visualizações Dinâmicas aparecerá. Use a lupa para pré-visualizar cada uma. Clique em "Usar no Blog", sob o template que você quer utilizar e, em seguida, clique em "Ver Blog" para ver o resultado final.

Dicas & Advertências

  • Todos os templates de Visualização Dinâmica fazem uso de imagens, legendas e etiquetas de formas ligeiramente diferentes. Para ajustar elementos específicos do layout atual, clique no botão "Personalizar", sob a pré-visualização do site, na página do "Template". Note que os visitantes podem escolher a Visualização Dinâmica que preferirem, entretanto, o template padrão é o que foi escolhido pelo dono do blog.
  • O Blogger também apresenta uma série de outros templates temáticos, muito embora sejam menos adequados para serem utilizados em portfólios na internet. Além desses, há disponibilidade de templates gratuitos e pagos, feitos por terceiros (ver link em Recursos).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível