Como criar um servidor do "Remote Desktop"

Escrito por cindy wilkinson | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um servidor do "Remote Desktop"
Use o "Terminal Services" para controlar o seu computador pela internet (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

"Remote Desktop" é um aplicativo de software que permite acessar e controlar o computador remotamente. Isso pode aumentar muito a produtividade das empressas, cujos empregados podem trabalhar de casa ou em viagem. Os três componentes envolvidos no estabelecimento de uma conexão ao "Remote Desktop" são o "Cliente" (o computador que faz a conexão), o "Servidor" (o computador que será controlado pelo usuário remoto) e o "Gateway" (que agirá como ponte para fazer a conexão entre os outros dois).

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Dois computadores com uma versão atual do Windows (XP, Vista, Server 2003 ou Server 2008) (um deles será usado para se conectar ao outro)
  • Um servidor proxy entre a internet e a rede interna; no Windows Server 2008, esse papel é chamado "Gateway do Terminal Services (TS)"
  • Um certificado SSL adquirido de uma autoridade de certificados (CA) pública

Lista completaMinimizar

Instruções

    Configurar o gateway do "Terminal Service"

  1. 1

    Os clientes do "Remote Desktop" usam HTTPS para conectar-se ao gateway do "Terminal Services". Portanto, o gateway TS precisará de um certificado SSL (adquirido de uma CA pública) para permitir a conexão HTTPS. Esse é o mesmo tipo de certificado usado por um servidor web de e-commerce.

  2. 2

    Faça login no servidor que será usado como o gateway TS. É preciso ter acesso como administrador.

  3. 3

    Abra o "Server Manager" (Gerenciador de servidores), clique com o botão direito em "Roles" (Papéis) e selecione "Add Role" (Adicionar papel). O "Add Role Wizard" (Assistente para adicionar papel) será exibido. Clique em "Next" (Avançar) na primeira página.

  4. 4

    Na página "Select Server Roles" (Selecionar papéis do servidor), selecione "Terminal Services" e clique em "Next". Na página "Terminal Services", clique em "Next" novamente.

  5. 5

    Selecione "TS Gateway" na página "Role Services" (Serviços do papel). Quando solicitado, clique em "Add Required Role Services" (Adicionar serviços requeridos do papel) e clique em "Next".

  6. 6

    Selecione na página "Server Authentication Certificate" (Certificado de autenticação do servidor) o certificado SSL que você comprou e clique em "Next".

  7. 7

    Na página "Authorization Polices" (Políticas de autorização), clique em "Now" (Agora) e depois em "Next".

  8. 8

    Selecione "Add" (Adicionar) na página "TS Gateway Users Group" (Grupo de usuários do gateway TS) e selecione os grupos de usuários que estarão autorizados a conectar-se através do gateway TS. A configuração ideal é criar um novo grupo de segurança do "Active Directory" para todos os usuários do "Remote Desktop" que se conectarão à rede pela internet. Adicione os usuários autorizados a esse grupo e clique em "Next".

  9. 9

    Crie um nome para a "Terminal Services Connection Authorization Policy" (Política de autorização de conexão do Terminal Services). Você precisará escolher entre permitir a autenticação com senhas, cartões inteligentes ou ambos. Clique em "Next".

  10. 10

    Crie um nome para a "Terminal Services Resource Authorization Policy" (Política de autorização a recursos do Terminal Services). Você precisará escolher se deseja que os clientes do "Remote Desktop" possam se conectar a todos os computadores da rede ou apenas a um grupo específico. Clique em "Next".

  11. 11

    Na página de confirmação, clique em "Install" (Instalar). Após finalizar a instalação, clique em "Close" (Fechar) e depois em "Yes" (Sim) para reinicializar o computador.

    Configurar o cliente do "Remote Desktop"

  1. 1

    Para conectar-se ao servidor do "Remote Desktop" na rede interna, o computador "cliente" deve estar configurado para conectar-se ao endereço IP do gateway TS. Para começar, clique no menu "Iniciar", selecione "Acessórios" e "Remote Desktop Connection" (Conexão remota).

  2. 2

    Selecione o botão "Options" (Opções) para exibir a janela de configurações da conexão. Digite o nome ou o endereço IP do servidor do "Remote Desktop" (note que esse não é o endereço IP do gateway TS). O mais provável é que seja um endereço IP que não pode ser atingido diretamente.

  3. 3

    Clique na guia "Advanced" (Avançado) e no botão "Settings" (Configurações). Na caixa de diálogo "Gateway Server Settings" (Configurações do servidor gateway), selecione "Use these TS Gateway server settings" (Usar essas configurações para o gateway TS), digite o nome do servidor exatamente como aparece no certificado SSL e selecione uma forma de login.

  4. 4

    Após personalizar outras configurações particulares do seu entorno de rede, volte para a guia "General" (Geral) e salve as configurações em um arquivo RDP, clicando em "Save As" (Salvar como). Para conectar-se à rede interna, o usuário precisará dar dois cliques no arquivo RDP para abri-lo e a conexão abrirá instantaneamente.

    Configurar o servidor do "Remote Desktop"

  1. 1

    Nas versões mais atuais do Windows, o serviço "Remote Desktop Server" não está habilitado por padrão; portanto, deverá ser ativado se um computador quiser conectar-se a um computador remotamente. Para isso, clique no botão "Iniciar" e selecione "Painel de controle". Dê dois cliques em "Sistema" para abrir as propriedades do computador.

  2. 2

    Clique na opção "Configurações remotas" para abrir a guia "Remotas" das propriedades do sistema. Haverá a opção "Don’t allow connections to this computer" (Não permitir conexões a este computador) ativada por padrão. Escolha "Allow connections from computers running any version of Remote Desktop (less secure)" (Permitir conexões de computadores com qualquer versão do Remote Desktop -- menos seguro) ou "Allow connections only from computers running Remote Desktop with Network Level Authentication (more secure)" (Permitir conexões apenas de computadores com o Remote Desktop e Network Level Authentication -- mais seguro). Escolha a opção mais apropriada para as suas configurações de rede particulares.

  3. 3

    Clique no botão "Select Users" (Selecionar usuários) para escolher os usuários que poderão fazer login remoto e controlar o computador.

  4. 4

    Clique em "OK" para salvar as configurações.

Dicas & Advertências

  • Se o seu computador tiver Windows XP Service Pack 1 ou Windows Server 2003 Service Pack 1 ou 2, precisará baixar e instalar o aplicativo "Terminal Services Client 6.0" da página da Microsoft.
  • Se estiver usando Windows XP Home ou Windows Vista Home, não terá acesso a esse processo. O "Remote Desktop" está disponível apenas para as edições profissionais do sistema operacional Windows.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível