Mais
×

Como cuidar dos chifres de vacas leiteiras

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos fazendeiros decidem remover os chifres de suas vacas leiteiras para garantir a segurança das pessoas na fazenda e evitar que as vacas possam ferir umas às outras. No entanto, esse chifres possuem membranas que estão associadas aos seus aparelhos digestivos e sua remoção pode ser prejudicial. O corte de chifres, às vezes, pode causar a morte de uma vaca. O cuidado com os chifres de vacas leiteiras é simples e você está sendo humano com as vacas de sua fazenda.

Instruções

Os chifres de vacas leiteiras são simples de se manter (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Deixe bastante espaço entre os currais para minimizar o risco de que as vacas possam, acidentalmente, ferir umas às outras com seus chifres. Se você possui gado de corte em sua fazenda, é especialmente importante mantê-lo separado do gado leiteiro com chifres, para que não possam danificar qualquer parte da carne.

  2. Lave os chifres das vacas leiteiras regularmente, pelo menos uma vez por mês, usando água morna e um pano macio. Não use sabão ou detergente.

  3. Um veterinário deve aparar regularmente as pontas dos chifres das vacas leiteiras. Isso não machuca a vaca, mas é semelhante ao homem aparar suas unhas ou o cabelo. Isso garante que os chifres das vacas não cresçam em demasia ou quebrem.

Aviso

  • Se um chifre quebrar, contate um veterinário imediatamente, pois ele precisa ser reparado o mais rápido possível. Se for tratado rapidamente, o chifre deverá se restaurar e recuperar a saúde.

O que você precisa

  • Pano macio
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article