Mais
×

Como cuidar de um coelho órfão

Atualizado em 19 julho, 2017

Criar coelhos órfãos pode ser uma tarefa desafiadora, pois eles são bem frágeis. O leite da mãe coelho é muito mais nutritivo do que o de outras espécies, portanto é difícil alcançar a nutrição apropriada para seus filhotes. Se a mãe estiver por perto e saudável, tente encorajá-la a pelo menos alimentar os filhotes se possível. Se você precisar cuidar de filhotes de coelho órfãos, aqui estão alguns conselhos básicos sobre o que será necessário e algumas instruções sobre como fazer isso.

Instruções

Cuidar de bebês de coelho órfãos pode ser desafiador (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

    Criando um ninho para os órfãos

  1. Coloque uma caixa de papelão em um local relativamente escuro e quieto. Coloque uma toalha na base da caixa.

    Você precisará de uma caixa de papelão na qual você fará o ninho para os coelhos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  2. Construa um ninho na caixa com 7 cm de profundidade, com materiais macios como uma toalha enrolada, pelo de coelho (se disponível), lã de nidificação, gramas macias ou feno.

  3. Coloque uma garrafa de água quente envolvida em uma toalha na caixa, se a temperatura no ninho for inferior do que 21 ºC (uma escolha alternativa pode ser uma almofada com aquecedor configurada na temperatura mínima).

  4. Cubra a caixa com outra toalha, deixando alguns centímetros descobertos para permitir que o ar circule.

    Alimentando os coelhos órfãos

  1. Misture uma garrafa de substituto de leite para gatos (por exemplo KMR) ou uma quantidade equivalente de leite de cabra com uma colher de sopa de nata e lactobacilos vivos (metade da quantidade de lactobacilos para 5-15 ml de leite; 1ml para cada medida acima disso). Se os cecótropos (conjuntos de fezes como cachos de uva normalmente referidos como "fezes noturnas" que coelhos saudáveis comem para manter o equilíbrio saudável de bactérias em seus intestinos) estiverem disponíveis, acrescente um pedaço na mistura diariamente durante quatro a cinco dias.

  2. Coloque a mistura em um recipiente com unidades de medida nele.

  3. Calcule a quantidade da fórmula que será necessária para alimentar o bebês, baseado na idade aproximada do filhote: Recém-nascido: 5-7 ml duas vezes ao dia 2-3 semanas: 7-13 ml duas vezes ao dia 3-6 semanas: 13-15 ml duas vezes ao dia (De acordo com as recomendações da House Rabbit Society) Administre a mistura na tigela feita para coelhos e outros roedores, com uma pequena seringa ou um conta gotas.

    Um conta gotas pode ser usado para alimentar um filhote de coelho (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  4. Segure os filhotes de coelho pelas costas e dê a fórmula lentamente para eles, de maneira que eles a possam engolir naturalmente sem as inalar. Os filhotes de coelho normalmente deitam de costas para amamentar em suas mães.

  5. Pegue a bola de algodão e a umedeça com água morna. Gentilmente esfregue a área anal do coelho para estimulá-lo a urinar e defecar. Isso precisa ser feito depois de cada refeição.

    Desmamando seus filhotes órfãos

  1. Introduza aveia ou erva-do-prado, e algumas rações comerciais quando os olhos do coelho começaram a abrir por volta de dez dias. Com cerca de duas semanas de idade, você pode começar a oferecer ração de alfalfa.

    Aos dez dias de idade você pode começar a dar ração para o coelho (Nicholas Cope/Lifesize/Getty Images)
  2. Deixe água disponível para o coelho quando você começar a dar comida sólida.

  3. Dilua a fórmula na água quando os coelhos alcançarem de seis a oito semanas de idade. Continue a suplementar a água com a fórmula até que os bebês estejam com cerca de oito semanas de idade, idade essa em que provavelmente eles devem ser capazes de comer alimentos sólidos.

Dicas

  • Se você tiver acesso a uma coelha que tem filhotes da mesma idade e tamanho, você pode convencê-la a adotar seus órfãos. Esfregue os filhotes no pelo da mãe de maneira que eles fiquem com seu cheiro. Apresentá-los de manhã pode facilitar a transição.

Aviso

  • De acordo com a House Rabbit Society, menos de dez por cento dos coelhos órfãos sobrevivem dentro de uma semana, mesmo quando sendo bem cuidados.
  • Antes de que você assuma essa tarefa, certifique-se de que os coelhos estão realmente órfãos. As mães apenas alimentam seus filhotes uma ou duas vezes por dia, e não ficam no ninho com seus filhos durante o dia. Portanto se você não estiver vendo a mãe, ela pode ainda estar cuidando dos filhotes.
  • Se os filhotes forem selvagens, especialistas recomendam que você contate um especialista em reabilitação selvagem de coelhos e não tente fazer isso por conta própria.
  • Se você quiser aquecer o ninho da caixa, certifique-se de que apenas uma parte dele fique aquecida, de maneira que se os coelhos sentirem muito calor, eles possam sair de perto da fonte de calor.

O que você precisa

  • Caixa de papelão
  • Material para ninho - toalhas, pelo de coelho, lã de nidificação, grama macia ou feno
  • Toalha
  • Garrafa de água quente ou almofada com aquecedor
  • Substituto de leite de gatos ou leite de cabra
  • Recipiente com medidas
  • Tigela para alimentar coelhos, seringa pequena ou conta gotas
  • Cápsulas de lactobacilos vivos
  • Cecótropos (fezes noturnas de um coelho saudável se disponível)
  • Bolas de algodão
  • Feno - aveia ou erva-dos-prados
  • Ração comercial para coelhos
  • Ração de alfalfa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article