Como cuidar de uma ferida causada por punção no céu da boca

Escrito por mary earhart | Traduzido por nádia abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de uma ferida causada por punção no céu da boca
Aprenda a cuidade de feridas no céu da boca (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Machucados no céu da boca podem afetar o palato duro, uma abóboda imóvel presa aos dentes de cima, ou o palato mole, que é perto da parte de trás da garganta. Tecidos mais profundos podem estar envolvidos, especialmente por machucados por perfuração causados por palitos de picolé ou lápis. Entretanto, essas feriadas parecem muito piores do que elas realmente são, pois essas áreas sangram muito. O tratamento em casa deve consistir em estancar o sangramento, controlar a dor e prevenir qualquer infecção.

Outras pessoas estão lendo

Avaliação

Se houver inchaço rápido da garganta ou das amígdalas, ou qualquer dificuldade para respirar, procure a emergência rapidamente. Machucados na cabeça ou na parte de trás da garganta podem ser sérios e devem ser avaliados por um profissional da área da saúde. Vômito, confusão mental e coma indicam dano neurológico. Se o machucado no céu da boca não puder ser visto, ou se houver a possibilidade de o objeto que o perfurou ainda estar na ferida, procure a emergência. Certifique-se de verificar se algum dente foi perdido. As lacerações com mais de 2,5 cm de comprimento devem ser tratadas por um profissional. Muitos machucados por perfuração no céu da boca saram rapidamente e não precisam de pontos. Use uma gaze limpa para estancar o sangue ou empurre a língua contra a ferida. Uma compressa fria irá ajudar a reduzir o inchaço e a dor. Uma pedra de gelo embrulhada em uma gaze pode ser segurada contra a ferida com um dedo ou com a língua. Chupar gelo ou um picolé pode ajudar. Sente na vertical ou incline a cabeça para trás para minimizar o inchaço ou a ingestão de sangue.

Medidas de conforto

Analgésicos como acetaminofeno ou ibuprofeno, comprados sem receita, podem ajudar a controlar o desconforto. Antes de tomar qualquer outra medicação, consulte um médico para saber qual é o melhor analgésico para você. Evite comida sólida por dois dias. Faça uma dieta de comidas nutritivas mais macias como laticínios, pudins, cremes, shakes, iogurte, carnes macias e ovos, manteiga de nozes, comidas macias, frutas enlatadas, bananas, abacates, inhame e batatas e cenouras cozidas e amassadas. Devem ser evitadas frutas ácidas, tomates e comidas apimentadas, pois elas podem queimar a ferida ou comidas que ampliam a abertura da boca como maçãs grandes ou sanduíches. Depois das refeições enxágue a boca com uma solução de sal, usando uma colher de sopa de sal para uma xícara de água morna. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, enxaguar a boca com água e sal ajuda a aliviar a dor e inibe o crescimento de colonias de bactérias, o que ajuda a prevenir infecções. O tratamento deve ser feito por quatro ou cinco dias. Não hesite em procurar ou voltar em um médico caso a ferida pareça não sarar devidamente, especialmente se houver drenagem, vermelhidão, calor ou aumento de dor ou inchaço, pois esses são sinais de infecção. Problemas na boca que estejam relacionados à ferida devem ser avaliados por um médico ou dentista. Prepare-se para dar o histórico do machucado incluindo informações como onde e como a ferida aconteceu, os primeiros socorros, as medicações usadas e os resultados dessas intervenções. Perguntas sobre doenças crônicas, como diabetes que afetam a cicatrização, podem ser feitas. Informe seu médico caso faça mais do que cinco anos desde que você tomou a vacina contra tétano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível