Mais
×

Como cuidar da madeira da acácia

A acácia é uma árvore de rápido crescimento, que possui uma madeira durável, resistente e naturalmente rica em resinas. As pessoas conhecem o valor dessa madeira desde os tempos bíblicos. Ela é mencionada no livro do Êxodo como tendo sido o material usado na construção da Arca da Aliança. Hoje em dia, a madeira da acácia é usada na fabricação de belos móveis de madeira natural e utensílios de mesa. O cuidado adequado para com essa madeira fará com que ela mantenha sua beleza por muitos anos.

Instruções

O cuidado adequado para com a madeira da acácia prolonga sua beleza (Bowl for fruit from wood. image by juri semjonow from Fotolia.com)
  1. Mantenha a madeira da acácia longe da luz solar direta para evitar que ela seque. Coloque móveis feitos com essa madeira embaixo de árvores, tendas ou grandes guarda-sóis, para que eles sejam protegidos dos raios ultravioletas nocivos.

    Proteja seus móveis da luz solar (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  2. Se necessário, limpe a superfície de seus móveis de acácia usando um pano macio que foi umedecido em água morna com sabão para remover resíduos pegajosos que possam estar aderidos. Deixe a mobília secar.

    Limpe a superfície de seus móveis de acácia usando um pano macio (Andrew Hobbs/Lifesize/Getty Images)
  3. Aplique, nos móveis de acácia, um conservante ou cera para madeira para selar a madeira após a limpeza ou, se necessário, para recuperar o brilho. Para melhores resultados, use conservante para madeira ou cera para móveis seguindo sempre as instruções da embalagem.

    Aplique, nos móveis de acácia, um conservante ou cera para madeira (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)
  4. Cubra seu pátio de madeira de acácia durante a chuva ou clima adverso para evitar que o material empene devido à umidade excessiva.

    Cubra seu pátio de madeira de acácia durante a chuva ou clima adverso (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  5. Lave acessórios para mesa feitos de madeira de acácia em água morna com sabão. Enxague-os em água corrente e retire as bolhas. Coloque os utensílios em um escorredor de louça e deixe secar naturalmente.

    Lave acessórios para mesa feitos de madeira de acácia em água morna com sabão (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  6. Aplique óleo mineral não tóxico aos acessórios de mesa de acácia para restaurar seu brilho. Deixe o óleo ser absorvido pela madeira completamente antes de usar o objeto.

    Aplique óleo mineral não tóxico à madeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dicas

  • Para melhores resultados, guarde utensílios feitos em madeira de acácia em local fresco e seco.
  • Para manter acessórios de mesa e mobília feitos com acácia em boas condições, aplique cera constantemente ou óleo mineral para dar brilho às peças após o uso.

Aviso

  • Não deixe utensílios de mesa feitos com madeira de acácia imersos em água. Seja um objeto ou móvel, a água pode danificar essa madeira.
  • Utensílios de mesa não devem ser colocados em lava louças.

O que você precisa

  • Tenda ou guarda-sol grande
  • Pano macio
  • Sabonete líquido
  • Escorredor de pratos
  • Lona plástica ou material para cobrir mobília
  • Conservante para madeira ou cera para móveis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article