Mais
×

Como cultivar microalgas

Microalgas, ou fitoplâncton, são responsáveis pela maioria do oxigênio presente na atmosfera, são a base das cadeias alimentares oceânicas e também são úteis para a alimentação humana e animal e produção de etanol. No entanto, elas também contribuem para as zonas mortas dos oceanos. Um dono de aquário pode desejar cultivar microalgas em pequena escala para alimentar filhotes de peixe e moluscos invertebrados. Por exemplo, se você cria peixes palhaço, você precisa de microalgas para alimentar os minúsculos invertebrados dos quais os filhotes se alimentam.

Instruções

Microalgas alimentam os organismos que servem de alimento para os peixes palhaço (Striped Clownfish image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)
  1. Colete água da torneira em um ou mais baldes para encher as garrafas. Deixe a água parada por pelo menos 24h para permitir que o cloro seja eliminado.

  2. Misture uma solução salina à água para que atinja a salinidade apropriada à espécie de alga que você deseja cultivar e para os organismos aos quais ela será utilizada de alimento.

  3. Encha uma ou mais garrafas de plástico com a água até sete a dez centímetros do topo.

  4. Ilumine as garrafas com luz fluorescente por 12 horas por dia ou coloque-as onde uma boa quantidade de luz natural esteja disponível. Coloque as garrafas em um lugar onde elas possam permanecer a uma temperatura ambiente moderada. Fitoplânctons não são muito sensíveis à temperatura, mas não devem ser submetidos a calor ou frio extremos.

  5. Coloque uma tubulação de plástico da bomba de ar até a garrafa, ou a um conector ao qual você também prenderá tubos adicionais caso utilize mais de uma garrafa. Normalmente, uma bomba de ar é suficiente para duas ou três garrafas. Utilize mais bombas, se necessário.

  6. Acrescente o fertilizante para algas à água, de acordo com as instruções da embalagem.

  7. Acrescente a cultura inicial de algas e deixe-a parada por duas ou três semanas para que as algas se multipliquem. A cultura estará madura quando a água tornar-se bem verde. Você pode verificar a densidade de algas sob um microscópio, caso esteja curioso.

  8. Transfira pequenas quantidades da cultura de água ao seu aquário, conforme a necessidade de alimentar seus animais. Coloque a água da garrafa contendo as algas em um recipiente plástico e despeje-a suavemente dentro do tanque, ou utilize uma pipeta se a porção requerida for pequena.

O que você precisa

  • Balde
  • Mistura salgada para aquário
  • Garrafas de plástico transparentes de 4 a 20 L
  • Bombas de ar
  • Fonte de luz fluorescnete
  • Tubulação de plástico
  • Conexão para tubos
  • Fertilizante para algas
  • Cultura inicial de algas
  • Recipiente de plástico
  • Pipeta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article