on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cultivar uma planta em uma garrafa

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cultivar em garrafas é uma atividade interessante e educativa para crianças e adultos. Esses jardins são pequenos o suficiente para que uma criança consiga cuidar e manter-se interessada e, ao mesmo tempo, são grandes o suficiente para cultivar algumas ervas e plantas decorativas. Jardins em garrafas são fáceis de fazer e demandam pouca atenção. Além disso, podem servir parar ensinar as crianças sobre reciclagem, já que são utilizados utensílios domésticos para fazê-los.

Instruções

Cultive uma planta dentro de uma garrafa (bottle image by Connfetti from Fotolia.com)
  1. Lave e seque completamente sua garrafa, não utilize sabão. O resíduo pode contaminar a garrafa e prejudicar as plantas. Lave com água fervente se você quiser desinfetá-la. A garrafa pode ser de plástico ou vidro.

    Loading...
  2. Coloque 2 cm de cascalhos pequenos, como cascalho de aquário, no fundo da garrafa. Coloque o musgo acima, depois 2 cm de carvão ativado e, por fim, uma camada de 12 a 15 cm de terra vegetal.

  3. Agite gentilmente para acomodar as camadas. O cascalho permite a drenagem, enquanto o musgo previne a compactação do solo e o carvão filtra a água que corre pelo solo.

  4. Coloque água gentilmente na terra, que deve ficar úmida, mas não encharcada. Cave um buraco para cada semente um pouco maior que o tamanho da sua raiz. Plante as plantas mais altas na parte central da garrafa e as menores nas laterais. Desembarace as raízes antes de plantar.

  5. Escolha apenas três plantas para seu terrário. Coloque-o em uma janela que receba luz forte e indireta. A garrafa deve ficar exposta ao sol por no máximo três horas por dia.

Loading...

O que você precisa

  • Garrafa de boca larga
  • Cascalhos pequenos
  • Musgo do gênero esfagno
  • Carvão ativado
  • Terra vegetal
  • Sementes (como Violeta-africana, epíscia e bromélias)
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...