Cupins atacam casas de alvenaria?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cupins atacam casas de alvenaria?
Os cupins fazem túneis na madeira, deixando-a frágil e cheia de perfurações (old texture image by vojvodic from Fotolia.com)

Uma casa de alvenaria parece ser impenetrável para os cupins. Afinal, esses insetos xilófagos fazem túneis que destroem revestimentos e outras partes de madeira de uma casa. Mas mesmo se não houver nada de madeira na casa, os cupins poderão encontrar algo para comer. É mais difícil para eles entrarem em casas de alvenaria, mas assim mesmo podem ocorrer graves infestações de cupins.

Outras pessoas estão lendo

Lajes de concreto

As lajes de concreto atuais são mais vulneráveis à invasão de cupins do que as casas construídas sobre porões. De acordo com o site The Money Pit, o espaço sob a laje fornece escuridão e um ambiente úmido. Os cupins têm cerca de 3 mm de comprimento e são capazes de entrar na casa através das dilatações das juntas de concreto, furos de encanamento, fiação elétrica e outras instalações e através de fendas comuns em lajes. É preciso selar todos os pontos de entrada, manter a água longe da beirada da fundação da casa e instalar um sistema de iscas para reduzir o risco de infestação.

Folheado de tijolo

Muitas casas de tijolos atuais são feitas com revestimento de tijolos folhado e elas são construídas com madeira como qualquer outra casa, com o revestimento de tijolos colocado sobre uma superfície no lugar da madeira ou PVC. Quando o solo úmido ou vegetação em decomposição alcança a beirada do revestimento de tijolos, os cupins conseguem andar por trás do revestimento e chegar até a estrutura de madeira por debaixo. Eles não deixam nenhum ponto de entrada à vista e podem fazer grande estrago antes de serem descobertos. É recomendado manter o solo e outras matérias úmidas a pelo menos 10 cm da beirada do revestimento de tijolos.

Tijolo estrutural

Casas de tijolos antigas, como as casas vitorianas e outros edifícios, podem ter sido construídas de tijolos estruturais ao invés de revestimento de tijolos. Essas casas não têm estruturas de madeira e são sustentadas inteiramente por tijolos. Suas paredes costumam ser de tijolos de diversas espessuras, ao contrário do revestimento de tijolos, que normalmente é composto por apenas uma camada de tijolos. Porém, apenas algumas dessas casas não contêm madeira. Em muitas casas de tijolos estruturais o reboco interior é feito sobre ripas de madeira, que são fixadas diretamente à alvenaria. Casas de tijolos estruturais têm poucos ou nenhum espaço para isolamento. Por esses fatores, os cupins que entram pela rachadura de um tijolo ou da argamassa têm acesso a todo material de madeira no interior da casa. Tal como com o revestimento de tijolos, mantenha a área ao redor da fundação seca e reduza o contato entre o solo e os tijolos.

Cupins de madeira seca

Cupins provenientes de madeiras secas podem atacar qualquer casa cujo interior seja de madeira, sem importar a composição externa da casa. Esses cupins geralmente são trazidos dentro de objetos de madeira, como uma peça de mobília, uma moldura de quadro ou um pedaço de madeira. Diferentemente dos cupins subterrâneos, eles constroem seus ninhos dentro da madeira e podem viver na parede ou, até mesmo, na perna de uma mesa. Cupins de madeira podem ser exterminados usando fumigação, calor ou tratamentos especiais. A melhor maneira de preveni-los é inspecionar cuidadosamente qualquer madeira trazida para dentro de casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível