Quando a mosca cuterebra deposita seus ovos perto de tocas de coelhos e roedores, um gatinho curioso pode adquiri-los enquanto estiver do lado de fora. Uma vez que os ovos eclodem em sua pele, as larvas se escondem sob ela e entram através das fossas nasais, boca ou uma ferida aberta. Elas crescem sob a pele, formando um quisto visível com um furo no centro que o parasita utiliza para respirar. Esses parasitas geralmente infectam o gatinho no pescoço ou na cabeça e precisam ser removidos por um veterinário antes que o buraco feito pela praga se feche.
Instruções
-
Leve seu gatinho a um veterinário para remover a cuterebra. Um médico removerá o parasita, anestesiando o animal, ampliando a abertura do buraco, removendo a larva com um fórceps ou pinça hemostática e lavando o ferimento com desinfetante.
-
Administre antibióticos por via oral após a remoção da larva debaixo da pele, como indicado pelo seu veterinário. Esses antibióticos geralmente vêm na forma líquida, que você medirá com um conta-gotas e esguichará na lateral da boca do gatinho, mantendo-a aberta com o seu dedo. Esse medicamento evitará uma infecção bacteriana da ferida aberta, ao mesmo tempo que começa a curar. A dose habitual de antibióticos líquidos é duas vezes ao dia.
-
Corte o pelo ao redor do buraco com o cortador elétrico. Se o veterinário já tiver feito isso, mantenha-o curto durante o período de cicatrização para evitar que ele infecte a ferida, permitindo-lhe vê-la e mantê-la limpa. Limpe o pelo cortado com uma gaze estéril umedecida com solução salina estéril.
-
Limpe o buraco diariamente com uma solução salina estéril colocando-a sobre o ferimento. Após a limpeza, seque a área com uma gaze estéril esfregando-a sobre a área.
-
Aplique a pomada antibiótica tópica no buraco depois de limpá-lo diariamente durante o processo de cicatrização, o que pode durar até um mês.
-
Cubra a área com uma gaze estéril. Coloque a fita adesiva médica ao longo das laterais para segurá-la no lugar. A bandagem evitará que qualquer sujeira ou detritos entrem na ferida. Mude-a uma a duas vezes diariamente.