Como dar a alguém uma palavra de encorajamento e agradecimento

Escrito por josh exoo | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como dar a alguém uma palavra de encorajamento e agradecimento
Agradecer às pessoas faz de você uma pessoa atenciosa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Oferecer palavras de encorajamento e agradecimento faz com que os outros saibam que você os aprecia e assegura sua posição como pessoa atenciosa e educada. Uma palavra gentil para um funcionário, aluno ou amigo gera boa vontade e compreensão, e é parte essencial dos relacionamentos pessoal e profissional. As pessoas a quem você agradece e que encoraja apreciarão o relacionamento com você e estarão mais dispostas a cooperar e ajudar em interações futuras.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Agradecer a funcionários, alunos e amigos

  1. 1

    Elogie funcionários por um projeto finalizado, e eles provavelmente serão mais leais e produtivos. É importante que cada empregado compreenda seu papel em um dado projeto e possa ver os frutos de seu trabalho. É necessário compreender inteiramente o que determinado funcionário faz para agradecer-lhe e encorajá-lo adequadamente. Se não está certo sobre o papel de um empregado em um projeto, o agradecimento parecerá dissimulado e pode ser percebido como condescendente. Seja específico com relação à razão pela qual está mostrando-se grato. Por exemplo, se for um funcionário da zeladoria, certifique-se de dizer a ele o quanto a operação poderia não ter se desenvolvido eficientemente sem o trabalho dele, mantendo o lugar limpo e seguro. Pode-se até ser ligeiramente pessoal e mencionar o quanto aprecia o entusiasmo ou o bom humor de um funcionário, mas tente focar na contribuição profissional tanto quanto possível.

    Como dar a alguém uma palavra de encorajamento e agradecimento
    Elogiar funcionários faz com que sejam mais leais e produtivos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Encoraje os alunos e eles terão um desempenho mais produtivo. É importante notar que a natureza de seu agradecimento e encorajamento mudará, dependendo da idade do aluno. O decoro do que é apropriado com relação a agradecer muda de acordo com as idades do aluno; um estudante formado pode ser agradecido de um modo mais pessoal, enquanto alunos não-graduados ou mais jovens devem ser agradecidos de uma forma mais profissional. Os estudantes devem ser agradecidos e elogiados, mas todos igualmente. Se eles acreditam que sua atenção e gratidão é focada a uma pessoa em particular, você poderá ser acusado de favoritismo. Novamente, seja específico em seu agradecimento. Um aluno com dificuldades precisa de encorajamento tanto quanto um com bom desempenho, mas seu elogio deve ser endereçado diferentemente. Um estudante esforçado deve ser elogiado por qualquer avanço, mesmo que não esteja tão bem quanto o resto da turma. É apropriado elogiar a classe como um todo, e deixá-los saber o quanto aprecia trabalhar junto com eles, como um grupo.

    Como dar a alguém uma palavra de encorajamento e agradecimento
    Encoraje os alunos e eles terão melhor desempenho (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  3. 3

    Agradeça aos amigos. Como nesse caso o profissionalismo e o favoritismo não são um problema, é mais fácil dizer obrigado. Entretanto, amigos podem também ser aqueles que você provavelmente mais se esquece de agradecer, porque é normal contar sempre com eles. Ainda assim, é importante lembrar-se de agradecer-lhes e encorajá-los, pois se não fizermos isso pode ser que eles se sintam negligenciados. Seja específico em seu agradecimento, mas tudo bem se elogiar alguém apenas por ser seu amigo.

    Como dar a alguém uma palavra de encorajamento e agradecimento
    Amigos também precisam de agradecimento (Creatas/Creatas/Getty Images)
  4. 4

    Em todos esses casos, se não sente-se muito confortável dizendo obrigado ou oferecendo palavras de encorajamento, um simples bilhete ou cartão também podem funcionar.

    Como dar a alguém uma palavra de encorajamento e agradecimento
    Um simples cartão pode dizer muitas coisas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de tratar aqueles que agradece como parte do time. Elogiá-los pode parecer condescendente se não deixar claro que não estão trabalhando juntos.
  • Quando estiver em um ambiente educacional ou profissional, é melhor não ser muito pessoal em seu elogio ou encorajamento. Isso poderia ser inapropriado para um ambiente de trabalho ou sala de aula, e pode ser mal interpretado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível