Mais
×

Como dar brilho em um mobiliário pintado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma vez que uma peça de mobiliário seja pintada, o nível de brilho pode ser um pouco diferente do que o esperado. Talvez a pintura seja muito lustrosa, em vez de ter o brilho imaginado. A tinta utilizada pode ter ficado plana, não deixando nenhum reflexo visível. Uma variedade de dicas rápidas de pintura pode adicionar brilho uniforme ao mobiliário. Adicione uma camada de poliuretano e simplesmente pula os móveis com uma lixa, seguindo estas instruções para um brilho uniforme.

Instruções

Dê brilho adequado a seus móveis (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Adicione uma leve camada de poliuretano com o brilho escolhido na peça de mobiliário acabada. Escolha cetim ou pérola para um brilho suave e uniforme --- lisos, brilhantes, opacos ou com brilho. Remova tudo da peça. Lixe levemente o móvel para ter aderência na superfície. Limpe a poeira com um pano úmido. Coloque os móveis sobre um pano. Retire todas as gavetas e as portas. Use um pequeno rolo de espuma e role o poliuretano nos móveis levemente. Use camadas finas para evitar escorrer. Uma escova com cerdas extremamente macias também pode ser usada. Deixe que o poliuretano seque antes de colocar as gavetas e portas de volta.

  2. Polir um balcão, uma mesa ou outra peça de mobiliário recém-pintada com cera de sapato em pasta acrescenta um brilho encerado. Use apenas uma pequena quantidade. Aplique a pasta com um pano velho, e mergulhe-o ligeiramente na cera. Lustre os móveis delicadamente até que forme um brilho uniforme. Repita se desejar. Alternativamente, você pode usar partes iguais de cera de abelha e aguarrás para fazer uma cera caseira. Derreta a cera de abelha no microondas e deixe-a esfriar. Adicione o aguarrás e misture bem. Coe a mistura com uma gaze ou um pano fino. Cubra a solução, de modo que a aguarrás não evapore. Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda para um aroma agradável. Use a cera de forma semelhante à cera de sapato.

  3. Lixe levemente uma peça de mobiliário que tenha muito brilho. Use uma esponja de polimento fina e lixe levemente as áreas. Não faça muita pressão - somente o brilho que deve ser removido, não a pintura. Lixar pesado pode causar arranhões e entalhes. Limpe o pó com um pano úmido para inspecionar o nível de brilho. Olhe para as áreas que você pode ter esquecido e continue lixando-a levemente, conforme necessário.

O que você precisa

  • Lixa ou esponja de polimento
  • Poliuretano
  • Trapo
  • Escova
  • Mini rolo de espuma
  • Armação para rolo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article