Mais
×

Como dar insulina para os gatos e realizar um teste de glicemia

Atualizado em 17 abril, 2017

Você tem um gato diabético? Se tiver, talvez seja necessário dar injeções de insulina no gato uma ou duas vezes por dia, conforme prescrito pelo veterinário. Também é bom testar os níveis de açúcar no sangue do seu gato, para saber quando deverá se preocupar. Sempre consulte um veterinário se tiver qualquer preocupação em relação à saúde do seu gato.

Instruções

Aprenda a testar o nível de glicose do seu gato com um medidor (Creatas/Creatas/Getty Images)

    Como dar uma injeção em um gato

  1. Estabeleça uma rotina. O gato precisa receber todas as injeções por volta do mesmo horário todo dia.

  2. Prepare-se para a injeção. Meça a quantidade certa de insulina na seringa, de acordo com a prescrição do gato. Utilize sempre uma agulha limpa.

  3. Coloque-se no nível do seu gato ou traga-o para o seu nível. Se o gato estiver no chão, ou sente-se no chão junto com ele ou pegue-o e coloque-o em seu colo. Não paire sobre o seu gato, pois ele pode sentir-se ameaçado. Acaricie o gato ou dê-lhe um pequeno petisco antes da injeção.

  4. Aperte a pele do seu gato de modo firme entre o seu polegar e o seu dedo indicador, com aproximadamente dois centímetros de distância entre os dedos. A maioria das pessoas aperta a pele entre os ombros do gato ou na parte de cima do pescoço, mas você também pode aplicar a injeção nos quadris. Não injete a insulina na nuca do gato, pois o suprimento sanguíneo nessa região é fraco. Mude os locais onde aplica as injeções para evitar que o seu gato desenvolva um nódulo, que também tem um suprimento fraco de sangue.

  5. Segure a seringa de forma quase paralela à coluna do seu gato. Enfie a agulha logo abaixo da pele do gato; as injeções de insulina devem ser aplicadas por via subcutânea.

  6. Quando a agulha estiver por baixo da pele, empurre o êmbolo da seringa para que o medicamento entre no corpo do seu gato.

  7. Dê ao gato um pequeno petisco e bastante elogios e afeição.

    Como testar a glicose de um gato

  1. Compre um medidor de glicose humana. Esses medidores geralmente vêm com lancetas, um dispositivo de lanceta e tiras de teste, mas, se o que você comprar não vier, será necessário comprar esses itens separadamente.

  2. Ajuste a profundidade do dispositivo de lanceta. A maioria dos dispositivos permite ajustar até onde a lanceta ou a agulha penetrará na pele para obter uma amostra de sangue. Uma configuração rasa deve ser o suficiente para medir a glicose do seu gato.

  3. Aqueça a orelha do gato. Coloque uma toalha de rosto em um micro-ondas por cerca de 15 segundos, ou coloque água quente na toalha. Sente-se com o seu gato em um local bem iluminado e envolva a orelha dele com a toalha. Certifique-se de que a toalha esteja morna o suficiente, mas não tão quente que o seu gato ache desconfortável. A orelha do seu gato precisa estar bem aquecida para poder tirar sangue da mesma com facilidade.

  4. Procure pela veia na orelha. Será necessário perfurar o seu gato entre a veia e a borda externa da orelha, de preferência na metade superior da mesma.

  5. Coloque um pouco de vaselina na orelha do seu gato, no ponto em que você irá perfurá-lo. Fazer isso ajuda o sangue a formar uma gota em vez de simplesmente se espalhar no pelo do gato. Esfregue a vaselina gentilmente.

  6. Insira uma tira de teste no medidor e ligue-o.

  7. Espete a orelha. Coloque o dispositivo de lanceta contra a orelha do seu gato, entre a veia e a borda externa da orelha, e pressione o botão para furá-la.

  8. Se o sangue não brotar imediatamente, alise a orelha do gato uma ou duas vezes para estimulá-la. Se o sangue ainda não sair, será necessário furar a orelha novamente.

  9. Coloque a tira de teste na base da gota de sangue na orelha para absorvê-la. Certifique-se de que a tira esteja cheia.

  10. Largue o medidor e aplique pressão na área espetada por 15 segundos com uma bola de algodão. Se a orelha do seu gato ainda estiver sangrando após 15 segundos, continue aplicando pressão até que pare.

  11. Dê um pequeno petisco para o seu gato, elogie-o e dê-lhe afeição.

Dicas

  • Teste a profundidade do dispositivo de lanceta em si mesmo antes de utilizá-lo no seu gato.
  • Alguns dias antes de realizar o teste de glicemia, comece a sentar-se com o seu gato em uma área bem iluminada. Acaricie o seu gato e massageie suas orelhas. Coloque uma toalha morna na orelha do gato para que se acostume a ter a orelha aquecida para o teste.

O que você precisa

  • Lancetas
  • Dispositivo de lanceta
  • Tiras para teste de glicemia
  • Medidor de glicose humana
  • Insulina
  • Seringas
  • Petisco para gatos
  • Toalha de rosto morna
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article