Como decifrar números seriais de violões e guitarras Epiphone

Escrito por lee johnson Google | Traduzido por érika reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como decifrar números seriais de violões e guitarras Epiphone
Modelos Epiphone vêm nas mesmas formas dos clássicos Gibson (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aprender a decifrar números de série Epiphone pode ajudar você a descobrir o mês e o ano em que seu violão ou guitarra foram feitos. Epiphone é uma submarca da Gibson e oferece os mesmos designs que eles a um preço mais acessível. A maioria dos violões e guitarras têm números de série para identificar a data de fabricação. O número de série dos Epiphone também inclui um código de fábrica que pode ajudar a determinar onde o seu instrumento foi feito. Olhe na parte de trás da mão, que abriga as tarraxas, para encontrar o seu número de série.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Olhe para a primeira letra do número de série para determinar onde seu instrumento foi feito. A primeira ou duas primeiras letras são referidas como o "Código ID de fábrica" e você pode usar isso para identificar a fábrica que o produziu. No entanto, algumas guitarras e violões não incluem esse código. Um "I", "U", "S" ou "R" identifica o instrumento como tendo sido feito na Coreia. Se apenas uma letra está no início do número de série e é um "F", "J" ou "T", identifica que ele foi feito no Japão. Se as duas primeiras letras são "SI", então, ele foi feito na fábrica Samick, na Indonésia. Se o número de série começa com "EE", "EA", "DW", "SJ", "MC", "Z" ou "BW", ele foi feito na China.

  2. 2

    Localize um ou dois dígitos logo após o "Código ID de fábrica" ​​para encontrar o ano em que seu instrumento foi feito. Se o número de série tem oito ou nove dígitos, provavelmente o código de ano tem dois dígitos. Por exemplo, se sua guitarra ou violão tem "94" logo após o "Código ID de fábrica", então seu violão foi feito em 1994. Alguns violões e guitarras feitos nos anos 90 têm apenas um dígito do código de ano. Se o número de série tem oito dígitos, procure uma letra diretamente após os dígitos do ano. Se essa letra existir, então o ano é exibido em um formato de dois dígitos. Códigos de oito dígitos numéricos seguindo o código de fábrica tem código de ano de 1 dígito e são da década de noventa.

  3. 3

    Procure os códigos de dois dígitos para determinar o mês em que seu instrumento foi feito. Se ele tem um código de nove dígitos, os dois números após o código de ano identificam o mês. Por exemplo, se o número de série da guitarra ou violão começa com "Z0411", então você sabe que ele foi feito na China, em 2004, e o código de mês "11" refere-se a novembro. Se o número de série tem oito dígitos e há uma letra a seguir do código de ano, esta pode ser utilizada para identificar o mês. Por exemplo, "A" é janeiro, "B" é Fevereiro, e assim por diante.

  4. 4

    Em números de série de seis dígitos, verifique o número imediatamente após o "Código ID de fábrica". Utilize este número para determinar o ano em que seu instrumento foi feito. Somente os modelos Elite ou Elitist têm números de série de seis dígitos e estes só foram produzidos entre os anos de 2000 e 2009. O número é um dígito único e identifica o ano entre essas duas datas. Por exemplo, um "4" refere-se a 2004.

  5. 5

    Use o decodificador de número de série automatizado no site "Guitar Dater Project" (Projeto datador de guitarras) se você não quer decodificá-lo manualmente. Digite o número de série no campo na parte superior da tela e clique em "Submit" (enviar) para encontrar as informações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível