Mais
×

Como fazer dedilhados no piano e o alfabeto musical

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aprender a tocar piano começa com aprender as notas e fazer um dedilhado adequado. Se você começar a aprender isso cedo, evitará os maus hábitos depois.

Instruções

Faça dedilhados no piano e o alfabeto musical
  1. Atribua um número a cada um dos seus cinco dedos. Seus polegares são o número um. O próximo dedo, o indicador, é o número dois, seguido do número de três, o número quatro e, seu mindinho, o número cinco.

  2. Coloque os polegares na tecla Dó (C) do meio. Esta é a tecla branca que se encontra no meio do teclado, no lado esquerdo das duas teclas pretas.

  3. Localize as outras notas nas teclas brancas do teclado. As notas são Lá (A), Si (B), Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F) e Sol (G). Estas são as notas básicas e naturais do alfabeto musical.

  4. Comece com o seu polegar direito no Dó (C) do meio e, em seguida, toque o Ré (D), Mi (E), em seguida o Fá (F) e por último o Sol (G) com o mindinho.

  5. Pratique encontrando todos os Dós no teclado. Eles ficam a uma distância de sete teclas brancas entre si, por todo o teclado. A cada sete teclas brancas, a oitava é o Dó.

  6. Aprenda as notas pretas do piano, que são os sustenidos e bemóis. Um sustenido é a tecla preta mais alta que a branca (mais alta significa mais à direita), representada pelo símbolo de sustenido (#). O bemol é a tecla preta abaixo da branca (à esquerda dela), representado com um "b" minúsculo. A tecla preta que for um sustenido da nota da esquerda é um bemol da nota à direita.

  7. Memorize o alfabeto musical, que começa com Lá (A) e contém doze notas. Elas são Lá (A), Lá # (ou Si b), Si (B), Dó (C), Dó # (ou Ré b), Ré (D), Ré # (ou Mi b), Mi (E), Fá (F), Fá # (ou Sol b), Sol (G), Sol # (ou Lá b). Este padrão se repete por todo o teclado.

Dicas

  • Note que não há Mi # (E #) no piano. O E # produz exatamente o mesmo som que o Lá (F), então é o Lá e não MI #.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article