Deficiência de vitamina C em porquinhos-da-índia

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Deficiência de vitamina C em porquinhos-da-índia
A deficiência de vitamina C em porquinhos-da-índia é um problema muito grave (Two Guinea Pigs Sniffing image by Curtis J. Alexander from Fotolia.com)

Os porquinhos-da-índia precisam de determinadas quantidades de vitamina C e sem ela eles desenvolvem uma deficiência chamada escorbuto. A carência de vitamina C nesses animais pode ser muito grave e causar muitos problemas. Portanto, os porquinhos-da-índia que tiverem com esse tipo de problema devem ser tratados imediatamente por um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

De acordo com Dr. Holly Nash do site Doctors Foster and Smith, os porquinhos-da-índia são diferentes de outros mamíferos de pequeno porte, no que diz respeito às necessidades de vitamina C. Assim como os seres humanos, eles não têm uma enzima no organismo que produza vitamina C e precisam tomar suplementos para obter a quantidade adequada. As rações granuladas para porquinhos-da-índia contêm vitamina C, mas as condições de armazenamento e exposição à luz podem destruir a vitamina. Por esse motivo, esses pequenos animais sempre devem ser tratados com suplementos alimentares ou vegetais que contêm quantidades adequadas de vitamina C.

Sintomas

Os sintomas do escorbuto podem se apresentar nos porquinhos-da-índia dentro de algumas semanas, quando o suprimento de vitamina C do organismo deles começar a baixar. O Dr. Dawn Ruben do site www.petplace.com afirma que os animais dessa espécie que estiverem com deficiência de vitamina C podem ter diarreia, letargia, fraqueza, perda de apetite e ficarem com os pelos arrepiados. Além disso, os sintomas de escorbuto incluem corrimento nos olhos ou no nariz, inchaço e dores nas articulações, e os animais ficam como se estivessem resmungando quando alguém os pega na mão.

Diagnóstico

De acordo com o Dr. Ruben, fazer o diagnóstico do escorbuto em porquinhos-da-índia pode ser bastante difícil, porque os sintomas são indicativos de uma variedade de outras doenças. Os problemas de juntas são um sinal comum do escorbuto e, nesses casos, muitos veterinários tratam os animais com vitamina C.

Tratamento

A vitamina C pode ser adicionada à comida ou à água dos porquinhos-da-índia e nos casos mais graves pode ser dada através de injeções. Se o escorbuto for tratado assim que diagnosticado, em geral o animal se recupera completamente e fica recebendo uma dose de manutenção da vitamina. A recuperação do mal causado pelo escorbuto normalmente leva cerca de uma semana.

Prevenção

Fornecer uma dieta rica em vitamina C ao seu porquinho-da-índia é a maneira mais fácil e eficaz para prevenir o escorbuto. De acordo com o Dr. Nash, os alimentos como couve, brócolis, salsa, pimentão amarelo ou vermelho e goiaba são excelentes fontes de vitamina C. Dê esses tipos de vegetais para o seu animal de estimação, juntamente com rações granuladas próprias para porquinhos-da-índia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível