Definição de reguladores de tensão em série

Escrito por saifuddin abdullah | Traduzido por júlia polachini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de reguladores de tensão em série
Reguladores de tensão são utilizados principalmente em fontes de alimentação de computadores (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Reguladores de tensão em série são circuitos de controle de tensão que gerenciam a mudança das variáveis dentro dos níveis de tensão das entradas de dispositivos eletrônicos, e também são conhecidos como reguladores lineares. Os reguladores realizam suas operações com a ajuda de componentes eletrônicos passivos e ativos. Os componentes eletrônicos ativos são aparelhos que consumem e produzem energia durante suas operações, enquanto que os componentes passivos consomem, porém não produzem energia. Reguladores de tensão em série têm uma posição distinta entre os diferentes tipos de reguladores. Essa distinção é baseada em sua estrutura única, operações, recursos e aplicações.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura

A estrutura de um regulador de tensão em série tradicional contém dois resistores, uma transistor de junção bipolar (BJT) e um diodo zener (também conhecido como diodo regulador de tensão). Na verdade, o transistor é um dispositivo eletrônico usado para alternar níveis de tensão dentro de um circuito, e possui três terminais conhecidos como coletor, base e emissor. Na disposição do regulador linear, a base de um transistor é conectada com o diodo zener, enquanto o coletor é acoplado com a fonte de tensão através do primeiro resistor. Esse primeiro resistor também interliga o coletor e as bases, enquanto o emissor é conectado com o segundo resistor. Dessa maneira, a tensão que passa através da base do transistor torna-se a tensão de entrada para o diodo zener, que avança em uma única direção.

Operações

A operação principal de reguladores de tensão em série é manter níveis de tensão pré-definidos para a carga conectada (dispositivo para o qual a tensão é regulada). Essa operação é transportada ao manter um campo de resistência variável ativo entre a fonte de alimentação e o dispositivo de carga. Esse circuito de resistência variável é mantido pelo transistor (BJT), que funciona como um elemento variador de tensão (aumentando e diminuindo) que, juntamente com o diodo zener, fornece uma quantidade de carga exata para a tensão.

Características

A característica mais básica do regulador de tensão em série é sua rápida variação de tensão de acordo com a exigência da carga. Isso é obtido com a ajuda de um transistor e um diodo, operando em série um com o outro de modo que o nível de tensão diminua do transistor para o diodo. Além disso, a energia que um regulador de tensão em série consome na regulação dos níveis de tensão de entrada é compensada dentro de seu transistor, que atua como um componente eletrônico ativo em seu circuito.

Aplicações

Reguladores de tensão em série são geralmente utilizados com aplicações de baixa-tensão que requerem uma regulagem rápida da tensão de entrada, que incluem circuitos de computador e diversos componentes eletrônicos digitais que têm quedas de tensão instantânea associadas a eles. Poucas aplicações avançadas, como dispositivos de controle de processos industriais, necessitam de reguladores de tensão em série para controle e eficiência na regulação de tensão. Essas aplicações podem possuir esses circuitos constituídos por mais que um transistor e diodo, e tudo isso depende do tipo de carga para a qual a tensão é regulada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível