Definições de estilos de cortinas

Escrito por tanya lee | Traduzido por monica da costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definições de estilos de cortinas
Cortinas são parte essencial da decoração de interiores (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Cortinas definem o tom de um cômodo. Com uma grande variedade de tecidos e estilos para escolher, você pode criar tratamentos de janela que se coordenam perfeitamente com os outros móveis e que fazem uma declaração sobre a sua filosofia pessoal de decoração. Estilos de cortina vão desde o formal ao excêntrico, do exagerado ao minimalista, do complicado ao super simples.

Outras pessoas estão lendo

Cortinas de pregas americanas

Cortinas de pregas americanas tem pequenas presilhas a cada 10-12 cm que são amarradas cerca de 10 cm a partir do topo da cortina. As presilhas permitem pendurar mais tecido da haste, dando mais volume às cortinas. Se você está costurando suas próprias cortinas, fitas de pregas costuradas na parte superior do painel mostram exatamente onde colocar cada dobra, fazendo com que a construção da cortina fique fácil. Cortinas de prega americana podem ser penduradas em uma haste transversal, o que permite abri-las ou fechá-las através de um sistema de roldanas. Eles também podem ser pendurados em hastes, mas uma vez que cortinas plissadas são geralmente formais, seria melhor usar um sistema de suspensão formal, como a vara transversal. Cortinas plissadas também pode ser penduradas como painéis fixos, com um painel transparente que cubra a janela para dar privacidade.

Cortinas com pregas cone

Cortinas com pregas cone são muito formais. Neste estilo, os painéis são aglomerados a cerca de 7 cm do topo, novamente usando fitas de prega se você estiver fazendo as suas próprias. Cada aglomerado é aberto na borda superior, fazendo com que pareça com um cálice de vinho. Estas cortinas dão um visual melhor quando são penduradas como painéis fixos em uma haste.

Cortinas com passantes

Cortinas com passante são frequentemente utilizadas em decorações de estilo country. Elas são penduradas através de várias alças no topo de cada painel retangular. As alças são feitas a partir do mesmo tecido que o painel. O molde é um pedaço retangular de tecido dobrado para fazer um tubo o qual a haste da cortina atravessa. Cortinas com passante são muito menos formais do que as plissadas e são comumente feitas de sarja ou outro tecido de algodão ou de base de algodão, ao invés de brocado.

Cortinas de tecido inteiriço

Cortinas de tecido inteiriço são muito informais, e estão entre as cortinas mais simples e fáceis de fazer. A parte superior de cada painel é dobrada para trás e costurada de modo que o painel forme um tubo através do qual a haste é enfiada. Estas cortinas não podem ser tão cheias quanto uma cortina pregueada porque todo o tecido deve ser empurrado ao longo da haste para abri-las. Pelo mesmo motivo, tecidos de peso médio a leve funcionam melhor para este modelo.

Cortinas com argolas

Cortinas com argolas são simplesmente peças retangulares de tecido com bainha em todos os lados. No topo do painel, são anexadas argolas, e elas são atravessadas pela haste da cortina. Este modelo é muito fácil de costurar e é adequado para cômodos menos formais.

Outras considerações

Para qualquer estilo que você escolher, diversas variações estão disponíveis. As cortinas podem ir até o chão (formal), parar no peitoril da janela (mais informal) ou em qualquer lugar entre os dois. Elas podem ser penduradas a partir de cima da moldura da janela (menos formal) ou a partir da parte superior da parede (mais formal, e uma boa maneira de fazer com que o forro pareça mais alto). Eles podem ser forradas ou não. Os tecidos podem ser leves ou fortes o suficiente para bloquear a luz ou fornecer isolamento. Um bandô pode ser colocado na parte superior em alguns estilos. Prendedores podem segurar as cortinas para os lados da janela quando elas estão abertas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível