Quanto tempo demora para as verrugas genitais surgirem?

Escrito por etch tabor | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As verrugas genitais, também conhecidas como papilomavírus humano (HPV), é a DST mais comum no mundo. Na verdade, de acordo como os Centers for Disease Control, aproximadamente, metade de todos homens e mulheres sexualmente ativos contraem HPV durante a vida. O HPV é um dos cerca de 40 tipos diferentes de vírus que podem aparecer na genitália masculina e feminina.

Outras pessoas estão lendo

O básico sobre verrugas genitais

Há mais de 100 formas diferentes de HPV, apesar de apenas cerca de 40 realmente poderem ser transmitidas para a região genital e, consequentemente, causar verrugas genitais. As verrugas genitais, como já foi dito, é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, afetando aproximadamente metade da população sexualmente ativa. Além dessas verrugas serem feias, o HPV tem sido ligado a certas formas de câncer, incluindo câncer cervical em mulheres. As áreas genitais potencialmente afetadas em homens e mulheres são a pele do pênis, da vulva, do ânus, do reto, do cérvix e da vagina. A maioria das pessoas infectadas com HPV não tem nem ideia de que possui o vírus.

Sintomas de verrugas genitais

Como já foi afirmado, a grande maioria das pessoas que possuem o HPV é assintomática, ou seja, não há nenhum sinal de que é um portador do vírus. No entanto, em alguns casos – dependendo da cepa da verruga genital e do sistema imune do portador – os sintomas podem aparecer. Tais sintomas incluem pequenos caroços ou grupos de caroços na região genital. Esses caroços podem ter várias características, variando entre formas elevadas ou planas e grandes ou pequenas.

Incubação das verrugas genitais

Apesar de a maioria das pessoas infectadas com HPV nunca mostrar nenhum sinal, algumas pessoas começarão a mostrar sintomas de duas semanas após a infecção. Geralmente, para esses que se tornam sintomáticos, as verrugas genitais aparecerão dentro de várias semanas ou até mesmo vários meses após a infecção inicial. Esses sintomas podem persistir por até dois anos antes do sistema imune corporal poder lidar com o vírus, eliminando os sintomas. As mulheres com casos persistentes de HPV que não desaparecem após dois anos estão com risco aumentado de desenvolver câncer cervical.

Tratamento das verrugas genitais

Como dito, a maioria das pessoas infectadas com HPV nunca se torna sintomática. Mas, para o 1% que apresenta sintomas, o sistema imune natural do corpo tipicamente pode combater o vírus dentro de dois anos. Existem também vários medicamentos que um médico pode prescrever, como os cremes tópicos de curta ação, que quando aplicados na região afetada podem eliminar rapidamente qualquer caroço ou grumos de verrugas. Também é importante as mulheres passarem por exames de rotina para câncer cervical, especialmente mulheres que têm sinais e sintomas de HPV.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível