Mais
×

Como usar o DermaRoller

DermaRoller é um equipamento que tem como objetivo a renovação celular e, por isso, é utilizado em tratamentos para rejuvenescimento facial e suavização de cicatrizes, estrias e marcas causadas pela acne. O aparelho é composto por um pequeno cilindro com milhares de agulhas pequenas, que, ao deslizar sobre a pele, ajuda na sua regeneração. O DermaRoller ganhou "fama" após diversas atrizes de Hollywood, como Angelina Jolie e a cantora Britney Spears, afirmarem utilizar o aparelho entre seus tratamentos estéticos. Mas apesar da sua popularidade, ele só deve ser utilizado em clínicas estéticas, sendo manipulado por um dermatologista. Veja como o DermaRoller funciona e quais os resultados para a pele.

Instruções

DermaRoller ajuda a regenerar e rejuvenescer a pele (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Como usar

  1. O DermaRoller é usado para amenizar cicatrizes, marcas causadas pela acne, estrias e rugas. Seu tratamento deve ser feito por um dermatologista, com sessões a cada 15 dias. O DermaRoller deve ser deslizado na região onde se quer o resultado, durante 1 a 5 minutos. Antes da sessão começar, deve-se passar álcool na região que será tratada. Como o procedimento dói, é recomendado que nas primeiras sessões a pressão seja mais leve, até que o paciente se acostume -- caso não seja suficiente, pode-se usar um spray analgésico no local do tratamento.

    Rugas e cicatrizes de acnes podem ser amenizadas com o tratamento (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)
  2. Como resultado da sessão, a pele deverá ficar avermelhada e com pequenas gotinhas de sangue, pois o tratamento é uma lesão intencional à pele. Com estes furinhos, o organismo reage para cicatrizar a pele agredida e, ao fazer isso, grande quantidade de colágeno é formado em toda a área. Dessa forma, a pele se regenera apenas no local onde havia cicatrizes ou marcas, ficando mais uniforme ao restante. Como a pele fica sensível, recomenda-se que o paciente evite exposição à luz solar e o uso de maquiagens durante aproximadamente 48 horas após o tratamento.

    O DermaRoller obriga a pele a produzir colágeno, dessa forma ela se rejuvenesce (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Os resultados começam a aparecer logo após a primeira sessão. Dependendo do problema, somente três sessões são necessárias para eliminar cicatrizes de acne ou rugas, por exemplo. Mas esse número varia muito, de acordo com o tamanho da cicatriz e a região do corpo. Há alguns tipos de DermaRoller com agulhas menores e em menor quantidade, que podem ser utilizadas pelo próprio paciente, em casa. Porém, isso só deve ser feito depois de uma recomendação e orientação de um dermatologista.

    O tratamento deve ser evitado por quem é muito sensível à dor (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Dicas

  • Para evitar infecções, é importante limpar DermaRoller após cada sessão. Isso pode ser feito com água e sabonete líquido, esfregando com uma escovinha de dentes separada para isso e depois mergulhar o rolo em álcool, por cerca de dois minutos, para esterilizar. O equipamento deve ser guardado em local seco e arejado.
  • Muitos dermatologistas recomendam que o paciente consuma bastante alimentos com Vitamina C, que ajuda a manter a pele hidratada e rejuvenescida.

Aviso

  • Apesar de não haver idade mínima para usar o DermaRoller, é recomendado que apenas maiores de 18 anos ou adolescentes de 16 anos acompanhados por algum responsável façam esse tipo de tratamento.

O que você precisa

  • 1 DermaRoller
  • Álcool
  • Protetor solar
  • Opcional:
  • Spray analgésico
  • Para limpeza do equipamento:
  • Sabonete líquido
  • 1 escova de dentes (separada para a função)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article