Mais
×

Como tratar queimaduras químicas no couro cabeludo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Queimaduras no couro cabeludo causadas por relaxantes químicos podem ser ruins não apenas para os folículos capilares, enfraquecendo a haste e causando queda de cabelo, mas podem causar, ainda, ressecamento e crostas no couro cabeludo. Alisamentos, permanentes e outros tratamentos químicos contêm ingredientes agressivos, principalmente álcool, que podem irritar especialmente couros cabeludos sensíveis. Trate queimaduras do couro cabeludo de forma segura e eficiente investindo em produtos capilares apropriados e seguindo uma rotina diária de saúde capilar.

Instruções

Tratamentos químicos para o cabelo contêm produtos agressivos. (The young woman stacks hair by means of a hair drier image by Indigo Fish from Fotolia.com)
  1. Suavize a queimadura e a irritação do couro cabeludo lavando a cabeça com um xampu suave e enxaguando com água morna. Sprays, gordura e óleo devem ser removidos, já que contêm álcool e outras substâncias que causam ressecamento. Esses ingredientes pioram as queimaduras e podem causar falhas no cabelo que são difíceis de reverter.

  2. Use um condicionador leave-in com vitamina E, que nutre o couro cabeludo seco e trata as queimaduras químicas. Deixe o condicionador agir por, pelo menos, 15 minutos sob uma toalha aquecida.

  3. Deixe o cabelo secar naturalmente e evite o uso de secador. Ao deixar o cabelo secar, você evita mais danos ao couro cabeludo causados por calor excessivo. Pegue uma quantidade do tamanho de uma moeda de loção capilar com aloe vera e vitamina E, divida o cabelo em mechas e aplique a loção nos fios e no couro cabeludo. A vitamina E pode ajudar a curar as queimaduras e aloe vera pode reduzir a irritação e a coceira.

  4. Não cutuque nem coce as crostas das queimaduras porque bactérias comumente encontradas sob as unhas podem criar um viveiro para infecção.

  5. Escove e penteie o cabelo com cuidado. Para evitar que os fios embaracem, o que, com o tempo, pode agravar as queimaduras, use um pente de dentes largos para separar os fios. Comece penteando gentilmente a partir das pontas, subindo em direção à cabeça.

  6. Invista em uma pomada para queimadura se as crostas não sararem em duas semanas. Aplique a pomada seguindo as orientações da bula e usando cotonetes. Espere até que o couro cabeludo esteja totalmente curado antes de se submeter a outro tratamento químico. Se as queimaduras se tornarem um problema crônico após o uso de química, passar a usar produtos capilares naturais pode prevenir futuras irritações.

O que você precisa

  • Xampu suave
  • Condicionador à base de vitamina E
  • Aloe vera
  • Pomada para queimadura
  • Pente de dentes largos
  • Cotonetes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article