Como descobrir de que tipo de memória um computador precisa

Escrito por ehow contributor | Traduzido por andrea coronado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como descobrir de que tipo de memória um computador precisa
Saiba quais aspectos considerar ao fazer o upgrade de sua memória RAM (computer image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com)

Atualizando a memória do seu PC? Primeiro, descubra quanto de memória RAM já está instalado em seu computador. Além disso, é preciso verificar o tipo de memória que seu computador usa. Conhecer esses dois detalhes vitais o ajudará a selecionar o tipo de memória de que seu computador precisa. Siga essas etapas para descobrir.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Descubra quanto de memória RAM seu computador já possui

  1. 1

    Inicie seu computador. Espere até que o Windows seja carregado.

  2. 2

    Clique em "Meu Computador" e clique com o botão direito do mouse em "Propriedades." Isso abrirá as "Propriedades do Sistema".

  3. 3

    Clique na guia "Geral". Aí é possível visualizar a memória física instalada em seu computador. Isso é indicado pelo total de RAM instalado em seu computador. Para PCs mais antigos, a memória geralmente é de 32MB, 64MB ou 128MB. Os mais novos geralmente têm mais de 1GB RAM.

  4. 4

    Verifique o uso. Para saber quanto de memória seu PC usa atualmente para executar seus programas, abra a "Barra de Tarefas" ou pressione "Ctrl", "Alt" e "Del" para abrir uma janela pop-up. Clique em "Gerenciador de Tarefas".

  5. 5

    Clique na guia "Desempenho". Você poderá visualizar a quantidade de memória que está sendo usada atualmente por cada programa executado em seu PC.

    Descubra que tipo de memória um computador precisa

  1. 1

    Saiba que a memória RAM geralmente é expandida à potência 2, geralmente como 16, 32, 64, 128, 256, 512 e assim por diante.

  2. 2

    Saiba como seu computador lê diferentes tamanhos de RAM por meio de módulos. Por exemplo, ao usar um processador Pentium, os 32MB de RAM instalados em seu computador usam 8 módulos de 4MB. Fazer o upgrade de seu computador para 64MB irá exigir que mais 8 módulos de 4MB sejam adicionados.

  3. 3

    Verifique o tipo de memória instalada em seu computador. Pesquisar o sistema operacional pode não oferecer informações precisas.

  4. 4

    Fique atento à velocidade e à paridade ao entender o tipo de memória que seu PC possui. Os tipos mais comuns são SDRAM (Synchronous Dynamic RAM) e RDRAM (Rambus Dynamic RAM), além da EDO (Extended Data-out RAM), mais antiga. Se você usa um antigo computador 486, ele provavelmente possui memória FPM (Front Page Memory). Se seu computador usa um processador Pentium (abaixo de 1GH), provavelmente você tem uma memória EDO instalada. Pentiums e Celerons têm SDRAM. As máquinas mais novas possuem DDR (Double-Data-Rate) e RDRAM.

  5. 5

    Remova o case de seu computador. Verifique o número de soquetes fornecidos para RAM. Eles são fáceis de ser identificados. Apenas observe bem a placa-mãe. Seu computador terá um dentre três tipos de soquete. O primero, o SIMM (single in-line memory module) tem 30 pinos e cerca de 7,5 centímetros de comprimento. O SIMM de 72 pinos geralmente tem cerca de 10 centímetros, e DIMM (dual in-line memory module) de 168 pinos tem cerca de 13 centímetros. Os antigos computadores 486 usavam um soquete de 30 pinos, enquanto que os Pentiums e Celerons tinham soquetes de 72 pinos. Ambos os tipos não estão mais disponíveis no mercado, e os computadores mais novos vêm com um soquete de 168 pinos.

  6. 6

    Verifique o número de módulos, a velocidade e a paridade. Há dois tipos de módulos presentes em cada computador, um módulo de 30 pinos e um de 72 pinos.

  7. 7

    Decodifique as informações do módulo para saber mais sobre o tipo de RAM que seu computador possui. Um módulo de 30 pinos exibirá "1 x 9-60" ou "1 x 8-60." O número 1 aqui denota o tamanho em MB, que pode ir de 1MB a 4MB. O número 9 denota paridade; enquanto que o número 8 denota não-paridade. Quando vir os números 9 e 8, isso também significa que você tem um módulo de 30 pinos. O número final, 60, mostra o limite de velocidade. Leve em consideração os módulos que estão instalados em seu computador, bem como sua paridade, velocidade e tipo de RAM ao decidir que tipo de memória seu computador precisa.

Dicas & Advertências

  • Considere fazer o upgrade de todo seu computador se tiver uma memória EDO ou FPM (Fast Page Mode) instalada.
  • Escolha uma memória que possa ser estendida. As memórias RAM mais novas, como SDRM, DDR e RDDRM são extensíveis.
  • É possível aumentar a memória de seu computador sem trocar a placa mãe.
  • Escolha DDR e RDDRM ao comprar um novo computador. Essas são consideradas as melhores memórias RAM disponíveis atualmente, oferecendo velocidade mais alta e utilizando toda a memória.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível