Como descobrir o percentual de gordura corporal

Escrito por david montoya | Traduzido por samuel silva
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Como descobrir o percentual de gordura corporal
Medidas cuidadosas resultam em cálculos precisos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Uma avaliação precisa da saúde requer uma medição do percentual de gordura corporal e aqueles mais preocupados com sua saúde precisam saber esse percentual, uma vez que ele indica a sua suscetibilidade à doenças relacionadas com o peso e outras disfunções físicas. Felizmente, o adipômetro, uma pequena ferramenta portátil, realiza essa medição facilmente. Os adipômetros medem a espessura da gordura de certas dobras em torno de seu corpo parar calcular os índices e, juntamente com o uso das mãos para ajudar a fazer as medições, pode orientá-lo a um caminho de dieta adequado e uma vida mais saudável.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Assistente
  • Adipômetro
  • Paquímetro gráfico de gordura corporal
  • Calculadora
  • Régua

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Instruções

  1. 1

    Pince a gordura localizada atrás do tríceps. Pegue gordura suficiente para medir com as pinças, sem ferir o indivíduo. É claro que a quantidade que você pega depende de quão gorda ou magra a pessoa é.

  2. 2

    Coloque a dobra de gordura no interior da ponta do adipômetro. Ajuste o calibrador para que as pinças descansem suavemente em ambos os lados. Anote o achado. Essa medição é a espessura da dobra de gordura.

  3. 3

    Repita os passos 1 e 2 nos seguintes locais: cintura, bíceps e ombro. Registre suas descobertas para todas as medições realizadas.

  4. 4

    Adicione todos as quatro medições em conjunto. A soma das medidas é o número mais importante no cálculo, por isso, certifique-se de verificar novamente seu cálculo.

  5. 5

    Use a soma para localizar o seu percentual em um gráfico de gordura corporal. Esses gráficos, que vêm com os adipômetros, indicam a sua gordura corporal com base nas medições, sexo e idade. Use o dedo, régua ou qualquer outra ferramenta para garantir toda a linha de números em cima das mesmas linhas e colunas na tabela. Use o seu percentual de gordura corporal para formular uma dieta adequada e um programa regular de exercícios.

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