Mais
×

Como descobrir a velocidade final de qualquer objeto

Atualizado em 17 abril, 2017

Enquanto a velocidade inicial fornece informações sobre o quão rápido um objeto está se movendo quando a gravidade aplica sua força sobre ele, a velocidade final é uma grandeza vetorial que mede a direção e a velocidade de um objeto em movimento após ter alcançado a aceleração máxima. Se você estiver aplicando o resultado na sala de aula ou na prática, encontrar a velocidade final é simples através de alguns cálculos e de conhecimentos conceituais básicos em física.

Instruções

Você pode calcular a velocidade final de qualquer objeto (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Ache a velocidade inicial do objeto dividindo o tempo que leva para o objeto percorrer uma distância pela distância total. Na equação V=d/t, V é a velocidade, d é a distância e t é o tempo. Por exemplo, um objeto que percorre 6 m em 2 s tem uma velocidade inicial de três metros por segundo (3 m/s).

  2. Determine a aceleração do objeto dividindo sua massa pela força e, em seguida, multiplicando o resultado pelo tempo de aceleração. Por exemplo, se o objeto pesa 30 kg, tem uma força de 15 N e é aplicada por 2 s, a aceleração será 4 m/s — 30 / 15 = 2 e 2 x 2 = 4 m/s.

  3. Some o resultado do Passo 1 com o do Passo 2 para obter a velocidade final. Por exemplo, se sua velocidade inicial foi de 3 m/s e a aceleração de seu objeto 4 m/s, sua velocidade final será 7 m/s (3 + 4 = 7).

O que você precisa

  • Calculadora
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article