Mais
×

Como desencolher uma blusa depois de um encolhimento acidental?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao encolher uma peça após a lavagem, não jogue-a em um cesto de doações. Não há nada a perder ao tentar esticá-la de volta ao tamanho original. Alguns materiais voltarão ao tamanho normal com mais facilidade que outros. Por exemplo, roupas feitas o algodão ou lã serão mais fáceis de alargar que o poliéster ou a seda. Independente do material que a blusa seja feita e o quanto ela tenha encolhido, tente fazer com que a peça volte ao tamanho normal antes de se livrar dela para sempre.

Instruções

As secadoras são as líderes no exército de encolhimento de roupas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Alargando a camisa

  1. Ponha a blusa na máquina de lavar com as roupas coloridas para um ciclo de lavagem normal. Desconsidere o fato da peça não estar suja.

    Para alargar uma blusa deve-se lavá-la antes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  2. Coloque o sabão na máquina de lavar e comece a lavagem. Certifique-se de escolher as opções de água morna ou quente caso a peça possa ser lavada em temperaturas aquecidas.

  3. Retire a blusa encolhida da máquina de lavar assim que a lavagem tiver acabado, e sacuda a peça.

  4. Peça a ajuda de um amigo ou familiar para puxar cuidadosamente ao mesmo tempo a blusa para duas direções opostas. Continue fazendo até que todas as partes da peça tenham sido puxadas. Faça esse procedimento até que a blusa tenha voltado ao tamanho normal.

  5. Coloque a blusa em um cabide e espere secar -- dê preferência aos métodos longe da luz solar direta ou de uma fonte de calor.

    Utilize cabides de madeira ou de plásticos para obter melhores resultados (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Dicas

  • Caso a peça seja feita de lã, molhe-a com água morna e lave-a com xampu de bebê ou com sabão para lavagens manuais. Após 30 minutos, retire a peça, enrole em uma toalha para remover o excesso de água e coloque-a estendida sob a toalha. Estique e puxe a peça.
  • Se nada der certo, leve a blusa para uma loja de limpeza a seco e pergunte se eles podem esticar a peça durante o processo de lavagem. Algumas pessoas frustradas com o encolhimento das peças obtiveram sucesso com a ajuda de um profissional.
  • Para evitar o encolhimento de peças posteriormente, pendure as roupas no varal ou configure a secadora no modo de secagem delicado ou baixo.

Aviso

  • Em caso de varais feitos de materiais oxidantes, evite colocar as peças molhadas para não sujá-las de ferrugem.
  • Ao pedir a ajuda de alguém para esticar a peça, não puxe demais se forem materiais delicados e que possam rasgar com facilidade. Puxar devagar e com cuidado é o caminho ideal para esticar a peça.

O que você precisa

  • Máquina de lavar
  • Sabão para roupas
  • Cabide
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article