Como desenhar animais passo a passo

Escrito por greg turin | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar animais passo a passo
Animais, como esta baleia orca, apresentam contornos expressivos e sutis (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Desde as pinturas rupestres que foram feitas há milhares de anos, os animais têm sido um tema popular na arte. Numerosas técnicas, abordagens e intenções têm se desenvolvido sobre como desenhá-los. Com o surgimento das universidades e escolas de desenho, a arte de desenhar animais se desenvolveu em torno da forma mais realista de desenhá-los. Quando os artistas perguntam sobre como fazer o esboço de animais, muitas vezes querem saber como podem fazê-lo de forma realista. Não há uma única maneira correta de desenhar animais e cada artista pode desenvolver sua própria abordagem.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Esboce o animal do interior para o exterior. Comece desenhando a estrutura básica com linhas simples. Esta é a base do esqueleto, embora as linhas sejam muito mais simples do que realmente o desenho de um esqueleto. Use uma grande linha curva para o tronco e duas linhas perpendiculares para os quadris e os ombros, se for o caso. Use linhas simples para indicar a cabeça e apêndices como patas, asas ou tentáculos, dependendo do animal que você estiver desenhando. A chave é começar a mapear a estrutura básica para indicar os locais, as proporções e as posições das várias partes do corpo. Brincar com as linhas o ajudará a descobrir uma pose interessante.

  2. 2

    Esboce os volumes básicos do corpo do animal. Usando maneiras simples, dê forma às principais partes do corpo, como o tronco, a cabeça e os apêndices. Este é o passo em que se adiciona volume às linhas estruturais básicas. Desenhe levemente para que seja possível apagar e refazer as formas. Ao olhar para o animal, você deverá identificar as maiores partes do tronco, das patas e da cabeça. Trabalhe, geralmente, das partes maiores para as menores.

  3. 3

    Comece a desenhar os detalhes nas áreas principais. Agora, a estrutura e o volume vão permitir refinar o contexto. Na maioria dos animais, o rosto e as patas são as áreas que necessitam de mais detalhes estruturais. Desenhe traços como os olhos, a boca e os dedos. Se forem animais marinhos, desenhe as barbatanas. Outras partes podem incluir caudas, joelhos, garras e orelhas. Essas partes mais detalhadas são cruciais para a estrutura e o volume de todos os animais.

  4. 4

    Conecte as partes e apague as linhas obsoletas. Agora você está dando vida aos contornos mais sutis de seu desenho, como as curvas dos joelhos, as asas ou as costas. Conecte as várias seções das patas, traçando-as e prestando atenção nas curvas sutis. Conforme conecta as partes, você vai notar que muitos traços do esboço original ficaram obsoletos, incluindo as linhas estruturais iniciais, portanto, apague-os.

  5. 5

    Desenhe as características externas. Características como pelos, escamas, pele, brânquias e penas cobrem o exterior do animal e são desenhadas por cima das formas já traçadas. Por ter esboçado as formas do animal, agora você poderá adicionar as características exteriores exatamente nos lugares certos. Certifique-se de que elas deixem as formas de baixo visíveis. Por exemplo, use as marcações para indicar os contornos da estrutura do animal, como barriga, coxas e cabeça, para colocar os pelos. A direção das penas também indica a estrutura curva do corpo de um pássaro.

Dicas & Advertências

  • Estas etapas indicam como começar a desenhar animais de forma realista. Você também pode usá-las para criar suas próprias criaturas, exagerando ou ajustando cada etapa.
  • Observe os animais na vida real, em vídeos ou em fotos enquanto você desenha. Isso vai ajudar muito na compreensão das estruturas físicas.
  • Desenvolva suas próprias técnicas. Não se sinta limitado pela ideia de que a melhor arte é a mais realista. Uma grande parte da arte mais significativa que existe nada tem a ver com realismo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível